domingo, 30 de abril de 2006

Palavras para quê?!

“O Apito Dourado foi uma montanha que alguém criou com o destino que se adivinhava: parir um rato.”
Record, 27 Abril de 06

O que se foi filtrando...
Trabalhar mais anos, fazer maiores descontos e receber pensões de reformas mais baixas é um futuro incontornável…São medidas impopulares e corajosas, é preciso reconhecê-lo, no entanto não constituem uma revolução no sistema da segurança social mas, como o próprio ministro Vieira da Silva afirmou, tratar-se-á de uma política de pequenos passos! A dúvida que surge é se estes pequenos passos não serão pequenos demais e se serão suficientes para garantir a sustentabilidade da segurança social?! Haverá coragem para uma verdadeira revolução do sistema?!
A sexta língua do mundo e a terceira língua europeia mais falada não fará parte do indicador de competência linguística europeu (iniciativa da Comissão Europeia), que avaliará a competência linguística dos estudantes em cinco línguas europeias. Fará sentido?! E se disser que essa língua é o português, fará agora sentido?! Quem disse que Durão Barroso não se iria esquecer de Portugal?!
Por seu lado, quem não se esqueceu de Portugal foi José Mourinho… O treinador português comemorou a sua 2.ª vitória no campeonato inglês com o cachecol da bandeira portuguesa ao pescoço!
FINALMENTE: o crime de violência doméstica deixará de depender de queixa da vítima. As alterações ao Código Penal já foram aprovadas em Conselho de Ministros, posteriormente serão submetidas à AR.

“Este é o século de a China liderar o mundo”, disse não um vidente qualquer mas o presidente da Nigéria, depois de uns tantos protocolos assinados entre ambos os países. A Nigéria é um dos dois maiores produtores de petróleo no continente africano. A China já marcou a sua presença em sete países africanos.
Ah, ontem foi o dia mundial da dança!

sábado, 29 de abril de 2006

The Special One ...


José Mourinho arrecadou esta tarde o segundo título consecutivo ao serviço do Chelsea, com uma vitória expressiva e merecida por 3-0 frente ao ... Man. United!! Ainda deu para ver o Ricardo Carvalho fazer um belo golo e tudo!! É neste momento um dos únicos 3 treinadores a vencer a premier league duas vezes seguidas, um treinador adorado pelos seus jogadores e que apesar de todas as críticas ganhou respeito em Inglaterra. Para mim, indiscutivelmente o melhor do mundo também!

Esse mesmo treinador aquando do final da partida da consagração hoje à tarde, tratou de se apetrechar de um cachecol de Portugal, para festejar a rigor a conquista do seu título! Muito bonito!!

Definitly ... "The special One"!

Momentos de 1966 ...

terça-feira, 25 de abril de 2006

32 anos...

"... marcos de um passado comum de que nos orgulhamos e que, ao celebrarmos, não nos dispensa de ter sempre presente a advertência do poeta Ruy Belo:

Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o Portugal FUTURO"

Amanhã...

... é 26 de Abril!

1 ANO DEPOIS...

...E O FILTRAGENS ESTÁ DE PARABÉNS!!!!
Tudo começou como um desafio entre dois amigos de longa data e hoje é espaço de discussão sobre os mais variados assuntos para diversas pessoas e parte integrante e importante do meu dia-a-dia.

Começamos a "filtrar" há um ano atrás ... O Filtragens está de parabéns!!

Há um ano começou assim ... e assim!!

Agora, o presente, vai pra vocês!

domingo, 23 de abril de 2006

Aos menos maus ...


... os meus sinceros parabéns!

domingo, 16 de abril de 2006

Dia de Festa...


.... para todos os que acreditam! Uma Santa Páscoa!!!!

Exemplos...

Segundo o regime de faltas dos deputados, "A palavra do deputado faz fé, não carenciando por isso de comprovativos adicionais." Basta a palavra dos deputados para justificar faltas nas votações. Eis o que um deputado ao serviço da nação tem de fazer quando não pode prestar os seus serviços em prol do bem comum.
Por sua vez, o trabalhador particular (que presta um serviço não público) encontra, no Código de Trabalho, um elenco taxativo das faltas que são consideradas justificadas, sendo que o empregador pode, nos 15 dias seguintes à comunicação da falta justificada, exigir ao trabalhador prova dos factos invocados para justificação.
Perante a realidade, será que o bem comum não requer igual zelo?

Se calhar não iamos lá com mimos, nem com festinhas .... Estavamos mesmo a precisar de um abanão!!

sábado, 15 de abril de 2006

Em passeio pelos nossos links ...

Vi que há quem aceite, à priori, como facto tudo o que vem notíciado, só porque é referente a uma religião que nem professa ... Todavia existem, também, interpretações mais correctas e sensatas. Parabéns também ao post da Sónia e aos comentários do João Manuel ... TVI a mais, realmente!!!

Depois, um pouco por todo lado, temos críticas à "gazeta" que os nossos deputados decidiram meter ... Mas o que mais me atormenta é que, para além da gazeta, muitos deles até têm direito a fim-de-semana prolongado (tal como esses que fazem interpretações do "arco da velha") sem saber bem porquê!!!

Encontrei também uma visão interessante sobre a ofensiva lançada sobre os fumadores ... Ao que parece esqueceram-se que estes também têm direitos! O Estado, que deveria ser mero regulador, despercebido de preferência, passa a figura principal neste pais por, mais uma vez, interferir no "direito privado"!!!

De salientar também que, apesar da vitória do VSC, a adivinha continua com muito sentido!!!

João Manuel, tens razão... o que importa, pelos vistos, são os «comentários TVI»
Sempre me ensinaram que isolar determinadas frases, expressões, comentários, ou seja o que for, do seu contexto é pernicioso!
É uma prática comummente usada por aqueles que pretendem, a qualquer preço, sem o mínimo fundamento ou ética, agredir algo ou alguém!
Façam um favor a vós mesmos e à comunidade que preza a blogosfera e, em parte, confia, na fiabilidade e sensatez do que, por vezes, é lá descrito. Deixem-se de atitudes oportunistas! A crítica exige um mínimo de coerência, ética e bom senso.
Os
textos originais são extensos, pesados, são COMPLETOS… os leads dos jornais, os «comentários TVI» são mais atractivos, eu sei (dá preguiça de ler, não é?!)… Mas nem sempre, ou quase nunca, retratam a realidade tal como ela é. Interpretações sobre interpretações (ou pior sobre deturpações) tornam os nossos argumentos vãos! A Fonte, meus amigos, é fundamental!
Entristece-me ver que a quem é supostamente exigido mais ignore este preceito básico!

"O deputado comum não é ouvido ou consultado sobre coisa nenhuma: nem sobre política, nem sobre estratégia. Recebe ordens para votar assim ou assado ou, de quando em quando, para dizer isto ou aquilo, sem sequer lhe perguntarem se concorda ou discorda, como se a consciência e o carácter dele não valessem nada".

Vasco Pulido Valente, PÚBLICO, 15-4-2006

sexta-feira, 7 de abril de 2006

Quando se comemora os 30 anos da Constituição da República da Portuguesa, uma interessante reflexão aqui.

"...parece óbvio que o papel das Constituições não deve ser alargado, de modo a quase transformar-se num programa político partidário."
[ in Portugal Contemporâneo]

Sorbonne III

"O keynesianismo, que entorpeceu a Europa ocidental no século XX com promessas do pleno emprego garantido pelo Estado, adormeceu as nossas sociedades, desresponsabilizou os indivíduos, empobreceu os países, as economias nacionais e as empresas privadas, criou e instalou verdadeiras plutocracias políticas e burocráticas, e gerou desemprego e miséria, em vez de emprego e prosperidade Os cidadão europeus devem exigir menos Estado, mais desregulamentação e menos proteccionismo, e não o contrário. De outro modo, só veremos agravar a situação actual."

É mesmo isso... O Estado Social está moribundo! Pede-se ao Estado que não interfira, que desregule, que deixe o mercado funcionar garantindo, porém, o respeito por princípios fundamentais adquiridos pela pessoa e pelo trabalhador!
No entanto, com o CPE, o Estado está justamente a fazer o contrário!

ESTÃO TODOS CONVIDADOS!!!

Tertúlias Falar Direito
"Eficiência na Justiça, Eficácia na Política Económica"
Prof. Doutor Fernando Alexandre (Director de Departamento da Esc. de Economia da Univ. do Minho)
Dr. Miguel Brito (Advogado)

Dia 10 de Abril
21h30, no Estaleiro Cultural Velha-a-Branca (Braga)


São Pedro do Sul

ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDANTES DE DIREITO das Univ. Públicas

A Associação de Estudantes de Direito da Univ. do MINHO vai lá estar!

quinta-feira, 6 de abril de 2006

Para Ler !!!

Por Luís Aguiar-Conraria

" Enquanto houver sexo, drogas e fugas ao fisco, a moeda em papel emitida pelos bancos centrais terá o seu mercado assegurado."

terça-feira, 4 de abril de 2006

Propaganda ou «Espalhafato»?!

Uma análise isenta e clara de António Barreto:

  • "Devo dizer que, entre as longas listas publicadas, há numerosos itens que me agrada. Se forem postos em prática, agradeço e fico satisfeito. (...) Se o Governo tiver persistência e sabedoria, se não ceder nem recuar, como já fez com os Governadores Civis..."
  • "Acontece que a desconfiança é legítima. Anunciar e agir são duas coisas diferentes. (...) O pior ainda é a propaganda. Tudo está a ser feito de tal modo que torna evidentea intoxicação publicitária. (...) O Governo tem actualmente a seu serviço a mais poderosa máquina de propaganda e intoxicação jamais existente em Portugal."
  • "É possível que a propaganda irrite e suscite inveja da oposição. Mas o problema não é esse. O pior da propaganda reside, por um lado, na consideração que o Governo tem pelos seus concidadãos: mentalmente débeis. Por outro, naquilo que percebemos que é uma das qualidades dos governantes: a ignorância atrevida. Para não dizer autoritária."
  • "De qualquer modo, estou disposto a esperar pelos resultados e a conceder o benefício da dúvida..."
A propaganda é uma arma poderosíssima. Os movimentos extremistas baseavam a sua actuação em duas grandes armas: a violência e a propaganda. Com a propaganda procurava-se atrair não só as classes médias, como o operariado através de um conjunto de promessas e reformas.
Como diria Helena Matos, a comunicação social mais que um poder, "é um instrumento de poder e um instrumento entre poderes."

[Ainda a propósito das manifestações em Paris]
"Para a Europa a luta tem um mérito: a de travar as ambições de uma transformação radical do seu modelo político e social; e uma desvantagem: a de alimentar a ideia de que basta protestar para que tudo continue como antes."
Como afirma Manuel de Carvalho no Público: "há-de haver um meio-termo."

Assim caro Moby Dick, encontras neste novo post a minha resposta à tua interessante questão: "
Gostava que comentasse é a maneira, e modo que encontraram os pseudo-libertários estudantes para se fazerem ouvir. Exemplo claro de Democracia.."

domingo, 2 de abril de 2006

Simplex ou confusex? (ver aqui)

[Para quem gosta...]
Simpsons passam a filme em 2007

Um ano depois...

O Mundo recorda a sua morte!
"Este grande Papa, que nos deixou há um ano, legou-nos uma herança enorme", afirmou Bento XVI. "A mensagem do seu longo pontificado pode ser resumida com as palavras que pronunciou no início (do pontificado) aqui, na Praça de S. Pedro em 22 de Outubro de 1978: abri, escancarai as portas a Cristo!".

Eu sabia...

"Sesta é uma necessidade biológica"
Especialistas defenderam que a soneca a meio do dia não é uma cedência à preguiça

... que não era preguiçosa!

[Nos últimos tempos, tenho preferido Alberto Caeiro...]

"... Creio no mundo como um malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
(...)
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe porque ama, nem o que é amar...
Amar é a eterna inocência,
E a única inocência é não pensar..."


Se for tão bom como o último...
...diria que:
a não perder!

" O distrito de Braga é um dos mais afectados pelo desemprego"
Dois deputados da AR já solicitaram a aplicação de um "pacote de medidas especificamente destinadas" a combater um problema que "afecta famílias inteiras"
O Governo, de tão ocupado que anda com a propaganda, na qual se tornou especialista, ainda não se debruçou sobre este assunto...
Talvez depois do simplex, ou quem sabem em 2009!

Tão perto da realidade...

[Ministro manda encerrar maquete de maternidade]
A Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto exibiu maquetes de uma linha de TGV e de uma maternidade. Porém, Correia de campos terá mandado destruir a maquete da maternidade, alegando que "ou os estudantes constroem uma mega-maquete que substitua todas as pequenas maquetes de maternidade do Norte ou os portugueses vão a Badajoz ver as maquetes de maternidade que eles lá têm"
In "Inimigo Público"

[INSÓLITO]

No dia 27 de Março, pelas 19horas, leio na capa de um jornal da academia: "Sem grande aparato ou informação foi como decorreu a campanha eleitoral para os REOGUM [Representantes dos Estudantes nos Órgãos de Governo da Universidade do Minho] que foram às urnas ontem, dia 28 de Março."
Mais insólito, ainda, foi ler na respectiva notícia que o Presidente do Departamento PEDAGÓGICO da Associação Académica entende e aceita claramente a falta de divulgação e a total ausência de informação relativamente às eleições para os REOGUM, órgãos de extrema importância para a gestão e funcionamento desta Universidade, onde os alunos se podem legitimamente fazer ouvir e tomar parte nas decisões. Segundo o Presidente do PEDAGÓGICO, "penso que optaram por não gastar dinheiro de uma fora DESNECESSÁRIA".
Duas questões:
1- É PEDAGÓGICO não esclarecer, informar os alunos acerca do que se passa na academia? Nomeadamente, quando essa falta de informação diz respeito a eleições de suma importância para o futuro da Universidade e, obviamente, dos alunos? É PEDAGÓGICO que um grupo de alunos se arrogue de representar LEGITIMAMENTE TODOS os estudantes desta Universidade, quando quase ninguém sabe quem são, de onde vieram, quais os seus projectos...?
2- A Comissão Eleitoral, também, optou por «não gastar dinheiro desnecessariamente»?