sexta-feira, 30 de junho de 2006

Protocolo de Estado (ainda)

A História de Portugal não começou em 1910.

Chamaram-lhe:
«uma pequena remodelação governamental»!

«Ser simpático = Ser competente»

Chovem notícias de casos de violência escolar... Os professores são constantemente agredidos e ameaçados... Perde-se a noção do lugar que cada um ocupa numa Sociedade de Direito... Hoje, os professores, com medo de represálias, omitem ou escondem a maior parte dos casos de violência... Não foi esta a Escola que eu conheci! Há uns tempos atrás era totalmente incompreensível a possibilidade de um professor ser agredido ou insultado, quer dentro ou fora do espaço escolar. Bem pelo contrário, era perfeitamente aceitável que o professor desse uma bofetada a um aluno mais irrequieto.
Assisti a uma reportagem sobre a violência nas salas de aula e fiquei boquiaberta com os testemunhos que ouvi, sobretudo, da parte dos adolescentes. Para estes «estudantes», é condição sine qua none que um professor seja simpático, não é importante se é bom ou mau docente, tem é que ser simpático… Nem quero aqui divagar sobre o que para estes adolescentes significa “ser-se simpático”…
Inverteram-se os papéis! Quem, hoje, controla a sala de aula é, sem dúvida, o aluno, ou melhor, o jovem delinquente. “Se não gostamos do professor, castigámo-lo” – dizem-no em frente das câmaras, com algum orgulho inclusive. Temos vindo a assistir, a cada dia que passa, a um excesso de impunidade no lado dos alunos.
E qual o papel dos pais? Qual será? Por incrível que possa parecer, encontramos muitos a defenderem as “inocentes crianças” que têm em casa e, aliás, chegam mesmo a exigir que se expulse o professor que não compreende os problemas e os dilemas que uma criança enfrenta!
Encontramos, de um outro lado, pais que não controlam ou sequer conhecem os próprios filhos, que os abandonam aos cuidados das ruas e, se tiverem sorte, da escola. Assistimos, por conseguinte, a uma grande desresponsabilização por parte dos pais. Devem entender que a educação dos seus filhos é competência exclusiva da escola. E não esquecer que vão ser estes pais que vão avaliar os professores... Vão ser avaliados por quem nada sabe do que é leccionado... pura demagogia!
De facto, o que importa são as estatísticas, não é Sra. Ministra?
Talvez tenha razão, talvez o insucesso se deva aos professores e não aos pobres alunos que se estão lixando para o estudo, para as condições de ensino ou para o material didáctico... Não fazem trabalhos de casa porque estão cansadinhos, tiram negativas nos testes porque não lhes apetece pensar, trabalhos de grupo, pesquisas, ah isso implica muito esforço para os nossos adolescentes... De facto, a culpa só pode ser dos professores!

segunda-feira, 19 de junho de 2006

O novo regime de avaliação dos professores ...



sábado, 17 de junho de 2006

Já está ...

... Portugal nos Oitavos-de-Final do Mundial da Alemanha!

... Angola alcança o primeiro ponto numa fase final de um Mundial!

Se não estivessemos, uma vez mais, em suposto «período de tréguas», diria que era uma boa altura para os EUA invadirem o Irão!

sexta-feira, 16 de junho de 2006

De olhos postos no Mundial ...

Olhando primeiro para a selecção Nacional ...

Muitos têm sido os que criticam Scolari e os seus pupilos pelo que dizem ser um resultado escasso e uma exibição pobre. Critica-se por ai também as atitudes de Costinha e Figo que saíram em defesa do seleccionador. Ingratos, somos ingratos porque só nos lembramos que poderíamos ter vencido o Euro2004 e que Angola tem uma selecção frágil e tal, mas não que apenas tivemos uma fase final de campeonatos do mundo brilhante e que isso vai há 40 anos e que Scolari tem feito um grande trabalho mesmo não contando com o apoio de todos os portugueses e recebendo pressões e críticas injustas a todos os níveis ... Somos ingratos quando não nos lembramos do papel que Figo e Costinha assumem na nossa Selecção e os acusamos de bajular Scolari ... É triste não saber apoiar Portugal nestes momentos, é triste não saber o significado de "reconhecimento" e conhecer apenas o da "ingratidão"!!

Analisando agora a prova no seu geral ...

No que concerne aos candidatos o Brasil era à priori "o candidato", mas Argentina, Itália e Alemanha mostraram que provavelmente não serão favas contadas para a equipa canarinha! A Alemanha beneficia claramente do factor casa, aliado a uma equipa rejuvenescida, que tem como ponto fraco a falta de velocidade da defesa . A Argentina mostrou com um expressivo 6-0 à Sérvia que tem argumentos capazes de cilindrar qualquer equipa que não se encontre ao mais alto nível e a Itália conta com uma defesa e um meio-campo muito bem organizados que municiam uma frente de ataque temível.

Como outsiders surgem a Inglaterra, a Rép.Checa, a Espanha, Portugal e Holanda que têm excelentes individualidades e conjuntos sólidos, mas não tão consistentes provavelmente como as equipas que referi em cima! Apesar de terem começado bem, não terão tanta facilidade em manter a performance durante toda a prova!

A surpresa agradável até agora é o Equador, com futebol prático e alegre que rende golos ... Vale a pena ver até onde vão estes bravos!

A desilusão principal já é a França, que apesar de só ter feito um jogo, confirmou as expectativas acumuladas com as fracas exibições da fase de qualificação.

O prémio Hino Revelação vai para Trinidad e Tobago!

Já agora, uma dica, para quem quiser acompanhar todos os jogos mesmo depois da gracinha da Sportv!
(muito obrigado aos Marretas, funciona mesmo!!!)

Obrigatório ler!!!

- Um retrato genial do Bloco de Esquerda por Helena Matos, no Blasfémias

Chips vão fazer a diferença neste Mundial!

Realiza-se em Bremen e vai contar com uma equipa da Universidade do Minho!!
Força Portugal!

Já lá vai a Rep.Checa ...

O PIB per capita de Portugal em 2005, medido em termos de paridade do poder de compra, ficou em 71% da média comunitária! Um lugar abaixo do "ranking" de 2004 ...
De realçar que dos dez novos países que integram a UE apenas 7 deles estão atrás de Portugal... e alguns deles vá-se lá saber por quanto tempo!!

Fonte: Eurostat

terça-feira, 13 de junho de 2006

Esta tarde a trovoada caiu
Pelas encostas do céu abaixo
Como um pedregulho enorme...
Como alguém que duma janela alta
Sacode uma toalha de mesa
E as migalhas, por caírem todas juntas,
Fazem algum barulho ao cair,
A chuva chovia do céu
E enegreceu os caminhos...
Quando os relâmpagos sacudiam o ar

E abanavam o espaço
Como uma grande cabeça que diz que não,
Não sei porquê - eu não tinha medo -
Pus-me a rezar a Santa Bárbara
Como se eu fosse a velha tia de alguém...

Alberto Caeiro, "O Guardador de Rebanhos"
... porque hoje faz anos que Ele nasceu... e o tempo me fez recordá-Lo!!

segunda-feira, 12 de junho de 2006

A propósito, ainda, do Dia de Portugal...
O povo português tem, de facto, algumas características que me entristecem e que, de um ou outro modo, maculam a nossa imagem! Todavia, há algo que me irrita furiosamente e que, à luz da razão, não consigo perceber... Não comprendo a facilidade e a prontidão com que muitos portugueses se insultam enquanto povo, demonstrando um claro desdém por tudo o que é e representa a nação portuguesa. Mais, o que me deixa completamente baralhada e irritada, é que são essas mesmas pessoas, as primeiras e as mais entusiastas a gritar Força Portugal aquando dos jogos da Selecção.
Poderiamos duvidar se o País, nos dias em que a Selecção Nacional não joga, é o mesmo!Um pouco mais de coerência, por favor!
Infelizmente, dou por mim a concluir que vivemos, hoje, num país onde ninguém ou quase ninguém é verdadeiramente nacionalista ou patriota, a não ser no futebol, é claro! Aí sim, Portugal faz recordar a Nação de outrora!
Já agora, quantos são os portugueses que sabem o significado da bandeira que colocam nas janelas?

domingo, 11 de junho de 2006

Começa hoje ... o nosso Mundial!

O Mundial de futebol já prende espectadores de todo o mundo desde sexta-feira, mas hoje é um dia muito especial, a Nossa Selecção entra em campo, o nosso Hino vai ser ouvido pela primeira vez neste Mundial, as expectativas vão ser postas à prova pela primeira vez ...



Hoje Portugal vai parar para torcer pela selecção e embora seja frustrante pensar que só com o futebol o nosso país consegue transformar-se numa nação unida por um objectivo, alegre e com muita alma, sabe muito bem saborear estes momentos longe de tudo isso ... vamos viver a Festa, vamos sentir Portugal!!!

FORÇA PORTUGAL!!

sábado, 10 de junho de 2006

Hoje é ... Dia de PORTUGAL!

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.
Continuamente vemos novidades,
Diferentes em tudo da esperança;
Do mal ficam as mágoas na lembrança,
E do bem, se algum houve, as saudades.

O tempo cobre o chão de verde manto,
Que já foi coberto de neve fria,
E em mim converte em choro o doce canto.

E, afora este mudar-se cada dia,
Outra mudança faz de mor espanto:
Que não se muda já como soía.
Luís de Camões

Sugestões de leitura para o discurso do Presidente da República, que pede aos portugueses que não se resignem e para o post da Sónia de 10 de Junho de 2005, no mesmo sentido e muito actual.

Quem diria?!

"Portugal não aceitou, não aceita, nem aceitará que a GNR fique subordinada ao comando operacional de um militar estrangeiro. É a nossa posição de princípio, é inogociável" - disse Freitas do Amaral

Depois do que aconteceu em Timor, questiono-me sobre o significado que as palavras "princípio" e "inegociável" terão para o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros!

Ainda a tal Lei da Paridade

Ana Gomes no blog Causa Nossa mostra como saltar de paraquedas e cair num lugar de deputada ...

"Alguém tem dúvidas de que eu - caída de paraquedas na política em 2002 - alguma vez teria sido integrada na lista europeia do PS, em 2004, se não fosse a determinação do então Secretário-Geral Ferro Rodrigues de me incluir e de se valer do sistema de quotas que, pela primeira vez, fez aplicar no Partido para me colocar no lugar elegível na lista em que fui apresentada ao voto do eleitorado?"

Eu não duvido e continuo a concordar com o veto!

Concordo que ...

"Ao contrário do que por aí se proclama, o dr. Campos não pensa em defender a saúde pública, pensa em extirpar o tabagismo e os tabagistas, que são para ele uma nojenta raça, sem direito à igualdade cívica."

Vasco Pulido Valente, PÚBLICO, 9-6-2006

sexta-feira, 9 de junho de 2006

Simplex 2006

Graças ao "Simplex 2006" é tão fácil criar uma empresa que até o podemos fazer pela internet ...

... agora só falta algo para que os nossos empresários não demorem tanto a criar como a encerrar a empresa!!

Amanhã ... é dia de arrastão!!

quinta-feira, 8 de junho de 2006

O Bloco de Esquerda sofre de um grave problema de "obstipação cerebral", que não lhes permite ver com clareza determinadas questões.
Acusam o PR de "insultar as mulheres" ao vetar a Lei da Paridade - rídiculo! Não conseguem entender que essa mesma lei é o maior insulto que se pode fazer ao valor e capacidade de uma mulher, na medida em que nunca ficaremos a saber se ocupa determinado cargo por mérito próprio ou para preencher a quota!

sexta-feira, 2 de junho de 2006

Como anda a nossa oposição!!!

[Afinal, ainda há esperança... O Mérito poderá prevalecer!]

VETO SOBRE A LEI DA PARIDADE

Por não usar da "máquina de propaganda", a que muitos dos seus pares sentem necessidade de recorrer, o Presidente da República já foi, inclusive, acusado de fazer adormecer Mário Soares! O PR não necessita de publicitar todos os seus actos ou tomadas de posição... E hoje mostrou, mais uma vez , que está atento e quando é oportuno e necessário sabe muito bem fazer uso dos poderes e faculdades que democraticamente lhe foram conferidos.

quinta-feira, 1 de junho de 2006

GUIMARÃES ENSINA COMO SE FAZ... EM POLÍTICA AMBIENTAL

Depois de uma aposta (e meritoriamente ganha, por sinal) na requalificação do centro histórico da cidade, que hoje é Património Mundial, Guimarães pretende, agora, tornar a Montanha da Penha Património NATURAL, por isso, vai investir na renovação, valorização e repovoação do espaço com novas espécies.

Do outro lado, Braga mantém a liderança na "política cimenteira"!

Hoje é o dia delas em particular... Mas, de algum modo, também de todos nós!