sexta-feira, 30 de março de 2007

OTA rios!

O tão polémico projecto do aeroporto da OTA, embora nada consensual, carece de uma decisão rápida, mas a convicção socialista em levar este projecto para a frente, ainda não passa dai mesmo.

O novo aeroporto, localizado na OTA, em Chelas ou em S. João da Pesqueira, tem o seu custo a aumentar todos os dias, "indexado" ao "estrangulamento da Portela".

Temos projectos, convicções e oposições ... Agora, bem ou mal, decidam!

terça-feira, 27 de março de 2007

Reboliços

Salazar esteve em grande ... foi considerado o Maior e o Pior Português de sempre!

Os resultados das votações (claramente enviesados) por diversas variáveis, ainda assim produzem efeitos e manifestações diversas, nos jornais, na blogosfera, nas conversas, o Ditador mais famoso de portugal (depois de 1910) continua a mexer com algumas pessoas e ainda mais quando surgem notícias que dão conta que a extrema direita quer entrar nas secundárias e nas Universidades!

Lá no fundo está tudo na mesma ... O ditador enterrado em Santa Comba, os jovens extremistas do bloco de esquerda e do PNR a serem notícia, felizmente, apenas de vez em quando!

Em Destaque ...

Nortadas

domingo, 25 de março de 2007

Futuro Bastonário ...

Ainda faltam uns meses contudo já se afiguram alguns nomes de peso :

  1. António Marinho
  2. Pereira da Rosa
  3. Menezes Leitão
  4. Proença de Carvalho
  5. Pedro Aguiar Branco
  6. Magalhães e Silva

Ainda nada está decidido ...

Em entrevista à Agência Lusa, Rogério Alves:

  • "Para Rogério Alves, o «atraso e negligência» do Governo, face ao Processo de Bolonha, na adaptação das leis portuguesas relativas ao ensino do Direito e acesso às profissões nesta área, em particular a advocacia, «está a causar graves perplexidades, temores e insegurança a quem está agora (em 2007) a licenciar-se». " - é um facto inegável ! Até aqui tudo bem , nada de novo!
  • «É preciso definir quais as exigências para o acesso à profissão de advogado», referiu, frisando que a Ordem dos Advogados propõe «o grau de mestre para a inscrição no estágio, substituindo-se a actual exigência da licenciatura». A advocacia, segundo o bastonário, «deve continuar a ser de acesso livre, mas não deve ser de acesso fácil». «A Ordem entende que não pode haver nenhum sintoma de facilitismo no acesso às profissões» na área jurídica, acentuou. - questiono, portanto : 1- Bolonha vem facilitar, vem desresponsabilizar o estudante e o seu profissionalismo? 2- Sejamos honestos, esta pressão/chantagem da Ordem nada tem a ver com o "facilitismo no acesso às profissões" .... haja coragem para dizer a verdade!

Verdade Inconveniente!

Em declarações à Lusa, António Marinho referiu (... ) nada mudou e que é necessário combater a desjudicialização da Justiça e a massificação da advocacia, que «degrada» a profissão e o sistema judicial.

Duas Notas:

1. Quanto à massificação da profissão, António Marinho defende que não é admissível que continuem a entrar anualmente na Ordem mais de dois mil advogados, quando a classe já superou a barreira dos 25 mil causídicos. «Até para ser taxista, não o é quem quer», observou o candidato, que, durante a campanha, promete dizer bem alto aos jovens para que «fujam do curso de Direito», porque o destino mais provável é o «desemprego».


2. Segundo António Marinho, os cursos de Direito transformaram-se nos últimos anos num «bom negócio» não só para as faculdades e universidades privadas, mas também para a Ordem dos Advogados, mas, em contrapartida, é «mau» para a qualidade da advocacia e da Justiça.

sexta-feira, 23 de março de 2007

Reforma do Imposto Automóvel

Ao invés do actual "selo", vamos começar a ser tributados dependendo da cilindrada e da emissão de gases poluentes. A contrapartida deste aumento (significativo) da tributação é uma descida no imposto automóvel, ou seja, provavelmente o incentivo de compra dos carros será direccionados para veículos novos e o custo inerente ao uso do automóvel ao longo de vários anos tende a subir ...

Ainda assim, para os veículos comprados antes de Julho de 2007, a tributação será equivalente ao que estamos habituados com os seguintes valores:

Prevê-se assim que os portugueses gastem mais 131 Milhões de euros com este imposto. E mesmo com um carro de baixa cilindrada, dificilmente pagarão um imposto inferior a 100 €, ao invés do valor que estavam habituados a pagar e que seria certamente apenas um terço deste novo valor.

O Governo vai agitar a bandeira ambientalista e amealhar mais uns Milhões ... Desce o tão criticado I.A. na compra de carros novos, mas a tributação anual transforma-se numa séria dor de cabeça!

Informações bastante actualizadas e completas aqui.

terça-feira, 20 de março de 2007

Cautelas ...

Serviço Público

sábado, 17 de março de 2007

Grande TVI: O Oval Definitivo!

O Efeito Mantorras

Pois é ... O grande Mantorras que outrora "valeu 18 milhões", mas que hoje não será para alguns um mero alvo de sátira e piadinhas de café, afinal ainda faz estragos.

É que a proibição de conduzir em território português com carta Angolana, não só levou 22 portugueses em Angola a tribunal como ainda levou a mascote benfiquista a Tribunal que para sair de lá...teve que dar um autógrafo à Juiza alegadamente para o Filho!

Eu diria que mesmo fora dos relvados ... ele continua EM GRANDE!

sábado, 10 de março de 2007

...

Ai, tanta coerência!

Segundo as palavras coerentes do autor deste Blogue, por uma questão de coerência (permitam-me esta especial redundância), deveriam ser fechados:

Aprendi e concordo que...

... deveríamos substituir a designação autarquias locais por comunidades locais!
Nota: Em Filosofia, o conceito de autarquia significa poder absoluto sobre si mesmo.

sexta-feira, 9 de março de 2007

Tudo Bons Rapazes ...

*Tabela com os "Primeiros" do Ranking de Milionários elaborado anualmente pela revista Forbes.
Na liderança continua o Sr.Gates , o tal que estudou em Harvard e agora tem uma marca de Software, seguido do Senhor Buffett que vive a especular e de um tal de Carlos Slim Helu que até tinha acções da PT e tudo, mas isso até o meu vizinho que é Médico em Chaves nas horas extraordinárias tem.
O Presidente do Chelsea aparece no 16º Lugar, mas caso esteja mesmo a pensar em despedir o Treinador Português José Mourinho, preve-se que na lista do próximo ano apareça num posto bem mais modesto ou então na secção dos "Billionaire Obituaries".
Muito interessante também nesta lista, é o facto de constar um jovem da minha idade (23 anos), num modesto 488º lugar e com uma modesta fortuna de 2 Biliões de Dólares ... Úm tal de príncipe Albert von Thurn und Taxis! Um rapaz que nunca fez nada ... e tal como consta no artigo (isto é importante porque eu não chegava lá sozinho) nunca terá que fazer!

quinta-feira, 8 de março de 2007

Hoje dia 8 de Março!

Hoje dia 8 de Março, reafirmo:

Em matéria de competência, acredito na pessoa e não no género!

Em suma, é urgente mudar para ficar tudo igual!

Disse, hoje, Jorge Sampaio, no encerramento das Conferências dos 30 anos do Poder Local na CRP, na Universidade do Minho, num tom paternalista e sapiente, a propósito do caminho a seguir para combater as assimetrias regionais:
Não podemos enveredar por uma centralização excessiva, nem por uma descentralização desnecessária ... Devemos optar por uma mudança, por um percurso gradual ...
Em suma, vamos mudar tudo (porque é bom e bonito) para, depois, ficar tudo na mesma!

domingo, 4 de março de 2007

COERÊNCIA PRECISA-SE!

2007 tem sido o ano da (re)afirmação de Salazar. Primeiro, a sua mediatizada eleição para o grupo dos 10 maiores portugueses de sempre, com elevadas probabilidades de vir a vencer a votação final. Depois, as sucessivas odes à política económica e social do Estado Novo feitos por eloquentes pensadores da direita nacional. Finalmente, a Casa-Museu Salazar que o edil de Santa Comba Dão pretende levar por diante.

Salazar foi mau. Ninguém me convence do contrário. Não há milagre económico (que por acaso até nem existiu) que justifique a restrição à liberdade de pensamento e de expressão, que autorize a tortura e que legitime a ditadura. Salazar pode até ter sido um homem bem intencionado, como Hitler, Estaline, Mão Tsé-tung, Pinochet ou Fidel Castro eventualmente o foram. No entanto, o que os factos demonstram é que a intolerância das suas políticas custou vidas e foi muito prejudicial para o desenvolvimento sócio-económico do país.

A histeria de uns sempre que se fala de Salazar e o apoio velado de outros ajudam a colocar o ideário fascista na ribalta. Os sinais de incoerência multiplicam-se de parte a parte. Os partidários da revolução criticam Salazar enquanto se recusam a condenar os regimes de Cuba, China e Coreia do Norte. Os partidários da direita enaltecem o Estado Novo, vociferando contra as ditaduras de Cuba, China ou Coreia.

O fascismo é mau. Como o comunismo também é mau. Mas não é isso que merece ser discutido em Santa Comba Dão. O que importa discutir é a premência de investir fundos públicos na construção de uma Casa-Museu que idolatre um ditador, que fuja à verdade histórica ou que branqueie o Salazarismo, porque ainda não foram dadas garantias concretas de que o que ali se fará será um Museu do Estado Novo, na verdadeira acepção do termo.

Onde estão agora os que alvitravam contra o financiamento das companhias de teatro portuenses? Onde estão agora os que protestaram contra a manutenção do Rivoli como Teatro Municipal? Precisamente ao lado da construção desta Casa-Museu Municipal. Estranha forma de vida.

Que é como quem diz, «coerência precisa-se!».

Por Pedro Morgado

"Isto é uma espécie de lei equilibrada???"

- É. Parece que sim. Parece que os proprietários desses locais foram parcialmente expropriados.
- Como assim?
- Então, deixaram de ter controlo sobre a gestão do seu estabelecimento, deixaram de poder definir as regras que consideram mais adequadas para o seu sucesso comercial.
- Desculpa, mas os estabelecimentos são para as pessoas, para os clientes. Eles também têm uma palavra a dizer nisto tudo.
- E tinham, até agora. Sempre que os clientes pareciam querer locais sem fumo (cada vez há mais), os proprietários reagiam a essa vontade, sob pena de perderem os clientes.
- Mas sabes perfeitamente que as pessoas só deixam de fumar se forem obrigadas a isso. Se não for assim, não largam o vício.
- Ah ok. Não sabia que deveriam ser os proprietários de bares, restaurantes e discotecas a promover, à custa do seu negócio, a saúde pública. Talvez fosse interessante alargar esse conceito. Por exemplo, tu deverias fechar a tua loja de doces.
- Como assim?
- Como assim? Só vendes coisas hiper calóricas. E sabes que as pessoas só deixam de as comer se forem obrigadas a isso. A lei deveria obrigar-te a fechar essa loja."

Eis a questão:

Será que vamos ter finalmente Oposição?

Com Vasco Pulido Valente!

  • "A madeira era um das regiões mais pobres de Portugal, é hoje uma das mais ricas: 75 por cento do rendimento per capita da Europa.
  • Era uma ilha ignorada do Atlântico, é hoje um centro de turismo de luxo e uma "zona franca".
  • Não pesava em Lisboa, agora pesa.
  • Jardim usou o poder do governo regional para extrair a Lisboa, através do PSD, e à Europa, através de Lisboa, todo o dinheiro que podia e merecia e até o que não podia, nem merecia.
  • O número cómico de Jardim inconveniente e vociferante nunca passou de uma diversão para esconder o que ele de facto queria de Lisboa: ou seja, que pagasse a conta e não interferisse."

Bastam estas razões?

Desabafo! (3) : Qual o problema de um Museu?

Vamos esperar que:
"... VOZES de burro ... não cheg[uem] ao céu!"