quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Nova Columbine (versão portuguesa) em Vila Verde

Estado "Pai Natal"!

Ainda não estamos oficialmente na época natalícia, no entanto, o "saco vermelho" do Estado chegou mais cedo este ano.
A lista dos "privilegiados" começa nas crianças, que recebem euforicamente os seus computadores, nos idosos, a quem são dados telemóveis para suprir a falta de carinho dos familiares, e nos toxicodependentes, que "pobrezinhos" não têm seringas suficientes para as doses que precisam de consumir, nos estabelecimentos prisionais.

O Governo do Sr. Eng. José Sócrates tem estado realmente ocupado, a percorrer os caminhos de Portugal nos seus belos e elegantes "trenós", distribuindo os “presentes ” pelas casas dos mais carenciados e fragilizados e declarando que o Estado Social não morreu. Será?

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

"Os Lobos"

Ficam aqui os meus parabéns para a Selecção Nacional de Rugby, pelo feito alcançado ao participar no Mundial e pela imagem que lá deixaram do nosso país.




Mais duas notas. A primeira para este video que compara a forma como a Selecção de futebol e a de Rugby cantam o Hino Nacional. Uma comparação engraçada!

A segunda nota para este artigo, de um indivíduo que tem cara de quem faria "xixi nas calças" só de ver a Hacka Neo-Zelandesa na televisão. Que não se goste da modalidade ou que não se dê valor à presença da selecção num Mundial, fica ao critério de cada um, mas não há mesmo necessidade de preencher os espaços de opinião dos jornais, com críticas deste género!

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Presidente do irão nos E.U.A. - Hospitalidade & Homosexuais

Aqui ficam dois grande momentos, que gostei particularmente, na "aparição" de Mahmoud Ahmadinejad na Universidade de Columbia.

Primeiro o Reitor da Universidade:

"Mr. President, you exhibit all the signs of a petty and cruel dictator(...)"

Depois o Presidente do Irão:

"We don't have homosexuals" in Iran. "I don't know who told you we had it(...)"

No restante tempo de "debate", deu para ver como é fácil escapar a perguntas delicadas quando estamos num país onde existem armas nucleares e se pode ser condenado à pena capital.

Universidade do Minho no topo!

domingo, 23 de setembro de 2007

Hipocrisia!

São muitos os modelos teóricos que, ao longo dos anos, vamos aprendendo nas salas de aula, dentro dos muros de uma "realidade" distante daquela que, de facto, existe. Aí, tudo parece evidente, fácil e perfeito.
Recentemente, tive que “saltar” esses muros. Embrenhei-me na famigerada "selva da vida". E, muitos dos modelos que apreendi têm sido, constantemente, destruídos ou postos à prova.
Hoje, quero falar apenas sobre um deles: o IRS – Instituto de Reinserção Social.
O que é o IRS? Decoramos que
" ... é o serviço responsável pela definição e execução das políticas de prevenção criminal e de reinserção social de jovens e adultos, designadamente, pela promoção e execução de medidas tutelares educativas e medidas alternativas à prisão."
Sempre acreditei na importância, na necessidade e oportunidade deste Instituto. Aliás, ainda acredito. No entanto, ele não existe. Trata-se de mais uma história encantada que é contada aos meninos nas salas de aulas para atenuar/dissimular a hipocrisia da sociedade, do poder judicial e político.
A semana passada, a medida de coacção aplicada (prisão preventiva) a um arguido foi suspensa. Saiu em liberdade. Estava sozinho. Não tinha nada. Não tinha ninguém. Contou apenas com a caridade de duas pessoas para almoçar.
Onde estava o IRS? Onde estava a política de combate à marginalização? Onde estava a Solidariedade Social? Onde estavam estas e muitas outras "palavras bonitas" que nos são ensinadas e que vamos ouvindo frequentemente nos discursos políticos?
Se tudo isto constituísse mais um caso prático que teríamos de resolver dentro das salas de aula, seria simples. Após a libertação do arguido, este seria acompanhado e auxiliado por um representante do IRS, que estaria nesse Tribunal, assegurando que este não se embrenharia novamente pelo mundo da marginalidade.
Mas, não era um caso prático. Era a realidade. E o representante do IRS não estava nesse Tribunal. E nem dele se ouviu falar.

sábado, 22 de setembro de 2007

RAP - O Caso Scolari



sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Mourinho - O "pobre" desempregado especial

"Uma longa maratona negocial de 7 horas para acertar a rescisão amigável de contrato converteu ontem José Mourinho num homem milionário. Com a saída do Chelsea, o técnico português embolsou cerca de 30 milhões de euros verba correspondente aos salários que teria que receber até 2010 mais prémios.

Até na indemnização a receber, Mourinho conseguiu ser “especial” já que se trata de um recorde a nível mundial, Para dar uma ideia, refira-se que Fabio Capello recebeu 1,5 milhões de euros por ter saído do Real Madrid no final da última temporada. O Chelsea exigiu ainda uma cláusula no acordo que impedirá Mourinho de treinar em Inglaterra nos próximos tempos."


in Record

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Universidade do Minho - Resultados 2007/08 nos Cursos "Clássicos"

Se "cozinharmos" um valor, ponderando a média e o número de alunos colocados de cada Universidade, em três das licenciaturas "clássicas", temos um resultado nada animador para a Universidade do Minho, que se tem afirmado como uma das que mais se tem desenvolvido, mas que este ano não se aproximou muito das Universidades de Porto, Lisboa e Coimbra nos resultados do acesso ao Ensino Superior. De referir que o Curso de Economia na UTAD não tem matemática como prova especifica e no Curso de Medicina existem tambem algumas nuances com as provas específicas, como o Pedro esclarece aqui.

Dia Europeu contra o Aborto!

"A Polónia obrigou ontem a UE a deixar de lado o seu projecto de instituir um dia europeu contra a pena de morte a 10 de Outubro. A iniciativa tinha sido apresentada pela Comissão Europeia, no âmbito dos esforços europeus para uma abolição universal da pena de morte, e deveria recolher apoio unânime. Mas tal não aconteceu.
A pena capital não existe na UE, mas o Governo polaco considerou "inútil" a instituição deste dia, a menos que também fosse instituído um dia de defesa da vida que incluísse a proibição da eutanásia e do aborto. (...)"
in DN

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Ufa, violadores ainda que tal, agora "nazis" ...

"Marcus Fernandes, condenado em cúmulo jurídico a 25 anos de prisão pela morte de dois agentes da PSP e pela tentativa de homicídio de um terceiro, poderá sair em liberdade no próximo dia 21, ao abrigo do novo Código de Processo Penal (CPP) que encurtou os prazos da prisão preventiva. O seu caso ainda não transitou em julgado, encontrando-se pendente um recurso no Tribunal Constitucional (TC). Em consequência da entrada ontem em vigor daquele mesmo diploma, já está, entretanto, em liberdade o indivíduo acusado de sequestrar Margarida Marante. Fernando Farinha Simões, detido a 28 de Janeiro de 2006, viu esgotado o prazo da prisão preventiva, tendo o mesmo se verificado com outros 115 indivíduos, acusados dos mais variados crimes, que até às 17.00 de ontem abandonaram os respectivos estabelecimentos prisionais."
in DN

"Mário Machado, líder dos movimento skinhead dos Hammerskin, em Portugal, está preso desde Abril. Segundo as novas leis, ao fim de quatro meses, se não houver acusação, o arguido tem de ser libertado. O Ministério acusou-o de discriminação racial e incitamento ao racismo na sexta feira passada, véspera da entrada em vigor do novo Código de Processo Penal. E evitou mais uma libertação(...)"
in JN

Como podem querer reduzir prazos, sem diminuir o tempo de resposta aos casos?!

domingo, 16 de setembro de 2007

Tesourinhos Filtrados

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Portugueses no desespero ... Optam pela cerveja!


















quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Facturas Pesadas! Medidas na Gaveta! Os Lobbies em Portugal!

JORNAL DE NOTÍCIAS, 11 de Setembro
Há cerca de exactamente dois anos, mais precisamente neste período conturbado de início de aulas (curioso), onde as editoras vêem as suas vendas triplicarem, esta medida foi discutida em S. Bento mas, mais uma vez, ficou para as calendas gregas.
Este ano, a história repete-se e os nossos deputados relembram às famílias que pode haver uma solução para diminuir a factura pesada que todos os anos é debitada nas suas contas mas na hora da verdade, a coragem política falha e novamente são as editoras, os lobbies lusitanos que acabam por decidir da política educativa do nosso país. Triste!

Fraquinho, fraquinho, fraquinho ...

... Até meteu pena ver a nossa selecção jogar!

Mas ao menos descobrimos a nova vedeta da equipa ...


... o SOCOlari!

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Se a Sónia diz, está dito!

... acabou a silly season!

Exactamente duas semanas depois de ter chegado a Colónia, sou um cidadão pleno de direitos e deveres, a residir na Alemanha. Já tenho registo, número fiscal, morada e conta bancária. Em duas semanas já consegui jogar futebol e basquetebol com os nativos. Já contactei com personagens naturais da Coreia do Sul,da Eritreia, da Colômbia e até da Nova Zelândia. Não me posso queixar! O próximo passo é conhecer a cidade à noite. Durante o dia, é uma cidade bonita e muito movimentada, embora sempre húmida e coberta pelo céu cinzento.
Todavia, do que sinto mesmo mais falta é do cozido à portuguesa, dos bitoques, das feijoadas e do café. Abaixo as cevadas Alemãs! Ao mesmo tempo, ando a aprender a desembaraçar-me com o espanhol e o alemão, dado que a maior parte das pessoas que tenho conhecido no meu novo domícilio são hispânicos. E o alemão é só mesmo por já estar a ficar farto do: "Do you speak English?"! Não me queriam, inclusive, abrir uma conta bancária por não perceber alemão. Inacreditável! Felizmente, o mercado oferece inúmeras possibilidades e só foi pena não ter aberto a conta no Sparkasse por causa dos olhinhos da menina que me atendeu. Lá tive que recorrer a uma larguinha e menos bonita para desenrascar mas, pelo menos, deu conta do recado. Tenho a conta aberta. Quanto ao trabalho, tem corrido muito bem. Estava à espera de um nível de formalismo elevado numa empresa como a GE mas encontrei um ambiente muito casual e um grupo de pessoas das mais diversas faixas etárias, todas elas muito prestáveis e simpáticas. Tudo muito bonito! Tudo mesmo bonito! Mas ... a verdade é que, a esta hora, pagava bem por estar sentado a beber uma mini fresquinha com o pessoal. Como diria uma economista loirita que conheço: Vidas!

terça-feira, 11 de setembro de 2007

A história repete-se!

Governo português não vai receber oficialmente líder espiritual tibetano, Dalai Lama, porque é óbvio ... , dizem.

De volta!

A Silly Season que invadiu o Filtragens chegou oficialmente ao fim. O blogue estará de volta ainda esta semana.