sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Mas quem é o ENORME afinal?


O Braga, mais uma vez elevou o nome de Portugal nas competições europeias!

Deixou os alemães com a certeza de que, no Minho, quem quer ganhar o que quer que seja, tem que "suar". Até porque já estamos habituados a jogar com o "campo inclinado" quando os "ditos grandes" vem cá jogar!

Não chegaria a tanto ...

Um dia tive a impressão que:

O toque de um telemóvel pode dizer muito acerca de uma pessoa.
Hoje recebo a notícia que:


Toque de telemóvel dá direito a prisão [nos E.U.A.].



quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Braga tem (ainda) mais encanto nestes dias ...



Sondagens "da Casa":

As eleições para a O.A. são amanhã e os nossos visitantes apostam em António Marinho Pinho.

Quanto à praxe, o resultado foi o que se previa. Por muito que haja críticas arrojadas por todo o lado, os que por lá passaram, maioritariamente, gostaram.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

“Americanos consideram “Rua Sésamo” imprópria para crianças”

Por Cristina Sousa
Quem não se lembra das personagens deste programa infantil?! Do Poupas ao Monstro das Bolachas, do Ferrão e o seu agripino ao Becas e Egas?! As manhãs da nossa infância eram bem animadas e educativas.
No entanto, e numa altura em que, nos EUA, se prepara o lançamento de um DVD da Rua Sésamo, surge a notícia que, afinal o conteúdo de alguns episódios “poderá não ser assim tão apropriado para as crianças do pré-escolar”. Os dois primeiros episódios vão mesmo ser classificados como para adultos.
Tudo isto porque, no primeiro episódio, que data já de Novembro de 1969, uma menina fazia-se amiga de um desconhecido que a convidava para ir a sua casa tomar leite com bolachas e porque, imagine-se, há uma cena em que o Egas pede ao Becas que lhe passe o sabonete enquanto está no banho...
Os episódios, analisados à luz dos nossos dias, não tardaram em levantar polémica, sobretudo pela “dúvida” de que estes dois bonecos formariam um par homossexual.
Como sabemos, a televisão, e mormente, os desenhos animados, são um meio feroz de incutir valores e influenciar comportamentos, ainda para mais nas crianças. Há, portanto, que atender e controlar aquilo que poderá surtir efeitos nefastos na formação dos pequenos telespectadores.
De facto, e como diz Daniel Andersen, psicólogo na Universidade de Massachusetts, “os telespectadores de hoje tornaram-se hipersensíveis”, pelo que, penso, ser de incluir também nos desenhos animados “filtrados”, as séries violentas que invadem a nossa televisão, como sejam o “Dragon Ball", o "Pokémon" e os "Power Rangers”, entre outros.
Sobre as crianças e a violência da televisão e o processo de imitação, sugiro a visita a:
www.ipv.pt/forumedia/3/3_fe5.htm

Guerra Colonial: Um olhar diferente!

".... Porém, ao mesmo tempo que Angola, suscitava cada vez mais apetites, sendo, a propósito, de relembrar a reacção do Doutor Salazar quando o Ministro do Ultramar de então, o Prof. raul Ventura, lhe levou a novidade do petróleo angolano - mais ou menos isto: «Petróleo em Angola! Só me faltava mais essa!» Salazar era, na verdade, um homem lúcido! Fechado, porventura desfasado, mas lúcido. E português.
Escusado será relembrar que os auto-promovidos e impreparados dirigentes dos territórios de influência portuguesa, entre a ruptura e o "jogo" de uma evolução no imediato federalista, obviamente que, bem manipulados pela União Soviética e pelas doutrinas de kennedy, escolheriam a primeira via.
Os resultados viriam a seguir em curto tempo histórico. Eclodiria o 25 de Abril e tudo o que lhe foi inerente: a entrega gratuita, e sem mais, dos labores seculares do País. E, na parte africana, seguir-se-iam os genocídios tribais, guerras prolongadas e sangrentas, tudo ocupando pouco menos de 30 anos.
(...) Independência, independência efectiva o que é? Diz-nos, em Editorial, o semanário moçambicano "Savana": «Ser independente e soberano não significa somente ter uma bandeira, um escudo e um Presidente. É muito mais do que isso. Significa, em primeiro lugar, estar livre da fome e de outros males que a miséria carrega dentro de si. Significa habitação condigna, viver em ambiente limpo, ter acesso livre a cuidados médicos e à educação, ter a liberdade de escolha e de expressar livremente os seus pensamentos sem receio de represálias»."
M. de Santos Loureiro
, "O dossier Guerra de Joaquim Furtado (2)", in Diário do Minho, 14 Novembro 2007

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

1, 2, 3 ... Digam lá outra vez!

Ingleses gritam por Mourinho
A derrota da Inglaterra frente à Croácia, afastando do próximo Europeu, na Áustria e na Suíça, a pátria-mãe do futebol, foi o maior escândalo da vida britânica nos últimos anos. No final do jogo, muito público gritava às portas do Estádio de Wembley: «Mourinho! Mourinho! Mourinho!»

in A Bola

Arrogante, controverso e com um ego do tamanho do mundo. Esta é a forma como, muitas vezes, descrevem Mourinho em Inglaterra. No fundo, consideram ser inaceitável que alguém de um país que, na ideia deles, é quase mar, quase Espanha, tenha uma postura de superioridade perante a "grande" ( e derrotada) Inglaterra.
A verdade é que Mourinho já vergou os ingleses quando chegou, viu e venceu com o Chelsea.
Agora, está mesmo "condenado" a fazê-lo, quer aceite ou não. Se, por um lado, aceitar, vai ser o salvador da pátria, com o futebol inglês a seus pés. Se, por outro lado, não aceitar, vai pisar sem deixar ajoelhar primeiro.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Alguém precisa de um rótulo? Tenho aqui uns a sobrar ...


Parece-me precipitado que se classifique o habitante da aldeia X, da vila Z ou da cidade Y como tendo uma mentalidade retrógrada. Que, aliás, se diga que não estão reunidas as condições mínimas de existência nesses locais. No mínimo, ridículo

É, sem dúvida, importante que as infra-estruturas e acessos das aldeias evoluam e permitam mais e melhor qualidade de vida.
No entanto, não devemos, nem podemos rotular esses locais de: "o pior sítio do mundo" ou afirmar desaforadamente que os seus habitantes são: "atrasados (...) que passam a vida a falar dos outros".
Respeitem-se as diferenças, as pessoas e os seus modos de vida.

Ressocialização!

“Cada um tem o inalienável direito de ir para inferno à sua maneira, contando que no caminho não mate nem roube ninguém”
Figueiredo Dias

HIV: Uma visão com sal e pimenta!

"A falta de educação em sexo e saúde dos Juízes do Tribunal da Relação de Lisboa é reflexo de um país com medo do que tem entre as pernas e debaixo da pele, ou por cima dela. Quem não sabe é como que não vê. Dizer e pregar medo com o risco (que não existe) de transmissão do HIV-SIDA pelo suor, lágrimas e saliva é de um analfabetismo teimoso. E pela comida mais depressa vinha uma salmonela ou uma perna de rato. A qualidade da cuisine ou da cirurgia passa pelo sabor do repasto ou o tamanho da cicatriz (e o serviço por baixo) que propriamente pela virémia*, reduzida que está com a terapeutica actual. Só a competência pode determinar os vínculos no trabalho."
*quantidade de vírus no sangue

Mesmo a precisar de um 25 de Novembro!

"Vive-se hoje um clima na RTP idêntico ao que se vivia a seguir ao 25 de Abril"

Agostinho Branquinho (deputado PSD), Assembleia da República, no "Público"

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Missão Cumprida!!

Com um empate, a ferros ou sem eles, estamos apurados.


Vamos esperar que no próximo Campeonato Europeu de Futebol seja (pelo menos) como nas últimas duas provas que participámos: com muitas críticas a abrir caminho às vitórias!

Perguntem aos ingleses se um empate é mau para garantir a qualificação?!

Considero as Opiniões deste Homem!


Numa palestra na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, quando não se tem medo de dizer o que se pensa de facto:


O Estado tem o dever de fornecer educação a qualquer aluno, mas há uma contrapartida: o aluno tem de trabalhar”, afirmou Medina Carreira. (...)Pondo ênfase na falta de empenho de muitos alunos ...

Neste quadro, defendeu, há que desconfiar das taxas de aprovação no ensino, que podem estar a ser artificialmente inflacionadas pela falta de exigência dos professores que tentam desta forma garantir a passagem de ano dos alunos, com a conivência do Estado. “Para o primeiro-ministro, saber não é importante; importante é o certificado”, ironizou.

(...)Comentando o nível dos estudantes universitários, Medina Carreira admitiu até que abdicou da actividade docente por ter deixado de “ter paciência para analfabetos”.

“Isto é um país de anedota”(...) A tudo isto soma-se uma classe política incapaz de fazer reformas e que apenas aguarda o momento certo para “assaltar a máquina do Estado”. Os partidos políticos, defendeu o advogado, estão presos a um regime pouco eficaz e, por isso, assentam as suas campanhas eleitorais em “mentiras”. A partir do segundo ano de Governo começam simplesmente “a preparar a mentira seguinte”.

A solução proposta pelo convidado do NAECUM é simples: uma reforma política que altere o regime semi-presidencialista, transformando-o num presidencialismo do tipo americano, inovando na duração do mandato – “um período mais longo, até seis anos” – e na impossibilidade de recandidatura.

Um regime deste género permitiria, segundo o fiscalista, pôr cobro aos problemas de instabilidade e irresponsabilidade de um sistema bicéfalo e de um ciclo político pensado em horizontes temporais pequenos, muitas vezes encurtados devido às necessidades eleitorais.

Concluindo, e mantendo a toada pessimista, Medina Carreira afirmou acreditar no regresso do proteccionismo à Europa, perante a ameaça asiática. E defendeu que a social-democracia, com “pleno emprego, economia vigorosa e protecção social elevada”, é um mito no século XXI. Neste campo, “os desejos portugueses incidem sobre o impossível”, garantiu."

Fonte: ComUM

"Carta que Bento XVI escreveu aos nossos Bispos"

"... Para mim, alguns pontos que o Papa apresenta na carta não são novidade.
De facto, a fé portuguesa anda muito centrada em santos e santinhos, gerando confusões no pensamento sobre isto da religião e da fé. (...) De que me serve ir todos os anos a Fátima, por exemplo, se isso em nada contribui para uma mudança da minha relação com a comunidade? Até mesmo com Jesus?

(...) Muitas vezes, em Igreja pergunta-se, “porque é que já não vêm ter connosco?”. Para mim uma pergunta que já demonstra preocupação, mas ainda é voltada para dentro.
A meu ver, juntamente com esta questão deve surgir outra: “o que é que nós, Igreja, estamos, ou não estamos, a fazer que provoca este afastamento em relação a nós?”.

Penso que Bento XVI também está a colocar esta última questão aos Bispos. Afinal, andamos a centrar a fé nas romarias e não na Pessoa de Jesus. E conhecer a fundo Jesus Cristo não é, de todo, perdoem-me a expressão, esfregar as mãos nesta ou naquela imagem em busca do milagre, ou sabe-se lá do quê.
(...) Tem de se perder o medo em partir estruturas antigas e olhar às novas respostas para os dias de hoje. De facto, vinho novo em odres velhos, já se sabe o resultado.

(...) Há tanto bem na Igreja, que acaba por ficar abafado por mesquinhices que não têm interesse nenhum. De que me serve anunciar que “Jesus é amor” se isso não é vivido? De que serve estar a dizer às pessoas para vir à Celebração Dominical, se não se explica, na medida do possível, o que se passa naquele momento? Não faz sentido ir à Missa por obrigação... Faz sentido quando busco uma relação...
(...) Há dias comentaram-me que a Igreja deixou de evangelizar há 1700 anos atrás, quando saiu das catacumbas, porque a partir desse momento deixou de propor, para passar a impor. Tenho noção de que este pensamento pode ser redutor, mas tem o seu quê para reflectir. (...) Afinal, a libertação do ser humano passa por uma relação de esperança e verdade diante de Deus e não de medo, como se de um tirano tratasse. E esta relação tem de ser livre (...) Ora, nós crentes, temos de ser os primeiros a dar o exemplo do acolhimento, do não julgamento.

(...) Se Bento XVI pede para nos centrarmos em Jesus, torna-se evidente, pelo menos para mim, que temos de voltar o nosso olhar para o Mistério da Encarnação. Não estou a ver Deus encarnar por um capricho, mas sim por este profundo desejo de integrar toda a humanidade na sua divindade. E isto vive-se em comunidade, na relação comigo, com os outros e, sobretudo com Jesus, Deus encarnado. Isto é mesmo muito sério…"
PAULO DUARTE SJ, IN O INSECTO

Transportes Urbanos de Braga!

Ultrapassa os limites da minha compreensão a inércia, que segundo dizem já se arrasta há anos, perante o que sucede, todos os dias, na Rua D. Pedro V, em Braga.
Todos os dias, deparamo-nos com um congestionamento nessa via.
Não há, claramente, espaço suficiente para veículos estacionados e trânsito nos dois sentidos.
Quem paga um serviço tem direito a que esse mesmo serviço seja prestado em condições minimamente razoáveis. E perder, diariamente, cerca de 15 minutos à espera do respectivo descongestionamento ultrapassa os barreiras da razoabilidade.
Será que os responsáveis pela resolução deste problema usam os Transportes Públicos Urbanos? E se usam, será que têm horários para cumprir? Não me parece.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Bolos a 0,35€ só no Comércio Tradicional: Beneficio Liquido

É o que se chama uma jogada de mestre. A prova de como o chamado comércio tradicional, querendo, também pode ser arrojado. Uma pastelaria do centro da cidade de Guimarães, farta de mandar pastéis para o lixo, decidiu apelar aos neurónios e lançar uma campanha. Dito de outra forma mais vale não perder do que não ganhar nada. A partir das 17 horas, os bolos na Supremo Gosto custam apenas 35 cêntimos. Metade do preço normal. Não foi preciso esperar muito para ver que se tratou de uma aposta ganha, aquilo a que os especialistas chamam "boa estratégia de marketing".

Noticia do JN, via Avenida Central


Claro que poderão haver outros efeitos positivos decorrentes da campanha: o consumidor comprar também, por exemplo, uma bebida.
Bem como, poderão existir outros efeitos negativos: o consumidor pode ficar com uma opinião "negativa" quanto à qualidade dos bolos que vai adquirir por via da diminuição do preço.
No entanto, analisando apenas o ganho resultante da campanha em termos de venda de bolos adicionais:

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

"O deficiente: Combate ao preconceito"

Debate:
5ª feira, dia 22 de Novembro
pelas 21:30h
a decorrer no CAB

Contará com a presença de profissionais da área (psicólogo e terapeuta) e com dois deficientes motores que partilharão o seu dia a dia de luta para viverem o mais integrados possível.
Sendo uma realidade que tantas vezes nos passa ao lado, penso ser uma oportunidade de sensibilização e proximidade a aproveitar.

sábado, 17 de novembro de 2007

[Piropos]

"Ó filha, queres ir ao céu? Sobe os andaimes que o resto do caminho é por minha conta!"

...

"Ai não queres? Eu vi logo, gorda como estás é porque não suas muito!"

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Palavras para quê?!

Será a praxe o problema?

Eu acho que o "cacique" para o governo e controlo dessas Associações é o problema.

A Praxe é só mais um meio.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Indeed: A proposito de tabaco, sal no pão e o camandro ...

"Tabaco, gordura, hábitos saudáveis, cabecinhas bem pensantes, etc… Serão todas estas manifestações de uma sociedade obcecada com a perfeição?
Será tudo isto uma manifestação de uma sociedade fascinada pelo politicamente correcto?
É difícil dizer mas uma coisa parece certa: se eliminarmos o nosso lado lunar a ponto de o reduzir a um primitivismo sempre condenável por uma sociedade bem-pensante, saberemos cada vez menos o que é um ser humano…"
Luciano Silva no Espasmos da Memória

A Praxe?! Eu?! Adorei!!

(A propósito de uma troca de argumentos sobre a Praxe no Avenida Central, entendi que devia escrever estas linhas!)
No meu caso concreto, apesar de ter passado por algumas situações que, provavelmente, vos deixaria mais chocados que esta imagem em particular ["apologia da humilhação"dizem uns], não posso deixar de sublinhar que, depois de tudo passado, teria ficado muito triste e frustrado se esse fim que profetizam para a praxe, tivesse acontecido antes do meu ano de caloiro.
E tenho a certeza que o mesmo diriam os meus amigos e colegas que, no mesmo período, entraram em diferentes cursos e universidades.
Na verdade, a praxe é diferente entre as diversas Universidades do país. Admito, de facto, que muita coisa deveria mudar e muita gente deveria ser responsabilizada por determinadas situações intoleráveis de claro abuso de poder e atentado à dignidade individual. Totalmente de acordo!
No entanto, não será menos verdade que os visionários que prevêem o fim da praxe não sabem, não souberam e, provavelmente, nunca vão saber o que é o espírito académico. Aliás desconhecem de todo o quão importante e divertido pode ser a praxe.
Infelizmente, nem eu [um desses dementes atávicos que não rejeita a praxe], nem ninguém lhes poderá ensinar, é algo intransmissível e pessoal.
Criticar
sem sequer ter experimentado é, na maioria das vezes, fácil. Aliás, nem é preciso procurar muito, pois de maus exemplos [perfeitos para exemplificar o que não nos agrada] encontra-se este "mundo esclarecido" cheio.

Porque não te calas para sempre?! ...

O Presidente Hugo Chávez quer proceder a uma "profunda revisão" das "relações
políticas, económicas e diplomáticas" entre o seu país e a Espanha. "As empresas
espanholas vão ter de prestar mais contas", disse Chávez, numa clara ameaça aos
investimentos espanhóis.

... é que tens tanto de ditador como de otário!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Por falar em perseguições...(2)

RTP quer demitir José Rodrigues dos Santos.

Fonte: Público, 14 Nov & Expresso

Uns são supostamente "corruptos"; outros são claramente snobes

"Piers Merchant, assessor do eurodeputado Roger Knapman, citado pelo semanário "Sol" on-line, acusa o sistema judicial português de ser "corrupto" e refere que o Governo inglês se tem envolvido no apoio ao casal McCann porque "Portugal não tem uma verdadeira tradição de direitos civis, liberdades e democracia".


FONTE: JN, 14 de Novembro

Apetece dizer que: palavras vãs, ou será (?), vozes de burro não chegam ao céu.
Como pode um pretenso fidalgo british ser tão irresponsável ao ponto de acusar e difamar uma entidade pública sem ter provas e fundamentos?
Na verdade, não passa de um assessor sem quaisquer qualificações e de Direito/Justiça provavelmente só terá ouvido falar por intermédio da comunicação social.
Como o próprio PGR afirmou: "a resposta a dar a um deputado europeu tem de ser política e não jurídica."

terça-feira, 13 de novembro de 2007

O Perigo das Generalizações!

É, de facto, importante apreciarmos a música do nosso país mas daí a impor-nos qual o tipo/género música que vamos ouvir durante o dia?! Não compreendo! Não deveria ser o próprio cidadão a reconhecer livremente o valor da música nacional?
Depois, trata-se de uma norma que não atende às especificidades de todas às Rádios. Existem Rádios que não têm produção para cumprir a quota exigida. Iremos ouvir dez vezes por dia a mesma música?
Poderia compreender esta norma junto das emissoras públicas mas já não entendo a sua generalização a todas as Rádios.
O que virá a seguir? A dobragem dos filmes? Quotas no cinema? Teremos todos de ver um filme português por mês?
E como afirma José Fragoso: "Esta legislação não faz sentido porque faz da rádio o bode expiatório da situação em que se encontra a música portuguesa. Esta lei pouco ou nada vai contribuir para que este problema se altere".

"Diz-me com quem andas ... "

[Momento Intimista]

Fé & Poesia


"Não sou nada.
Nunca serei nada.Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo."

Tabacaria, Fernando Pessoa
"Jesus disse-lhes: «Tende fé em Deus. Eu vos garanto: se alguém disser a esta montanha: "Levanta-te e lança-te ao mar", e não duvidar no seu coração, mas acreditar que isso vai acontecer, assim acontecerá. É por isso que Eu vos digo: tudo o que pedirdes na oração, acreditai que já o recebestes, e assim será."
Marcos 11, 20-25

BANCO ALIMENTAR

Banco Alimentar contra a fome

Esta iniciativa irá decorrer em Braga, nos Hipermercados Feira Nova, Carrefour, Modelo, Pingo Doce e Makro, e em Vila Verde, no Hipermercado Feira Nova.

Irá realizar-se durante os dias 1 e 2 de Dezembro.

Inscrições:
e-mail para balimentarbraga@gmail.com com:
- nome
- telemóvel
- e-mail
- disponibilidade quanto ao horário e ao(s) dia(s)
- preferência/indiferença quanto ao Hipermercado


Participa!

Perfil político ... a sério?

Your Political Profile:
Overall: 60% Conservative, 40% Liberal
Social Issues: 50% Conservative, 50% Liberal
Personal Responsibility: 50% Conservative, 50% Liberal
Fiscal Issues: 100% Conservative, 0% Liberal
Ethics: 50% Conservative, 50% Liberal
Defense and Crime: 50% Conservative, 50% Liberal
Depois de umas visitas a outros blogues, decidi, também, descobrir até que ponto um tipo como eu, "contra o casamento entre homosexuais e contra o aborto livre", arrebentava com a escala nesta espécie de rastreio padrão ... Upss! ... Parece que afinal até sou um «bocadinho» liberal! E esta, hein?!

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Mas afinal o que é ser «provinciano»? (2)

"A endémica centralização portuguesa - mais uma má tradição de muitos séculos - forçou este paradigma de aferição das coisas como dominante. Indiscutível, até. Qualquer assunto da capital converte-se, falaciosa mas quase inconscientemente, num problema capital para todo o país. Em lado nenhum do mundo por onde andei conheci maior provincianismo do que a forma lisboeta de encarar o mundo através da sua apreensão irremediavelmente umbilical. O tipo normativo comum do lisboeta crê-se o centro do país em todas as suas dimensões. Pior: julga-se, cumulativamente, no âmago do universo conhecido e desconhecido."

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

[Des]Aprendizagens do dia:

1. Sentido de Estado
Foi o Secretário-Geral do PS que se apresentou no parlamento a discutir o OE. O Primeiro-Ministro deve ter ficado algures numa qualquer cimeira europeia, onde em descanso devem repousar o sentido de estado e de responsabilidade perante o povo português.

2. Estado Social
As palavras "realistas" de Silva Lopes foram o momento mais interessante do Prós e Contras e um verdadeiro retrato do que não é dito na política socialista, mas está lá. Silva Lopes disse, preto no branco, duas coisas: uma, que os orçamentos do PS não diminuem as disparidades sociais que se agravam em Portugal; outra, que é a classe média que deve pagar a crise, são os seus rendimentos que devem ser diminuídos para garantir maior equilíbrio social. Ou seja, traduzido em não-socialistês, o estado deve agravar a política de agressividade fiscal sobre a "classe média", os "remediados", para redistribuir aos "verdadeiramente pobres".

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Que propósitos?

Tentei inutilmente estabelecer uma ligação entre a imagem e o festival internacional de cinema anunciado. Não consegui perceber.

Mas afinal o que é ser «provinciano»?

Após um breve passeio pela blogosfera,
A melhor chiste da semana: «Pela minha experiência pessoal, um aluno em Lisboa que seja adepto da praxe não pode ser lisboeta. Nenhum aluno lisboeta se quer sujeitar a essas figuras; só os de fora de Lisboa. Daí o referido (e eloquente) “querer trazer” a praxe da província para Lisboa.»

sábado, 3 de novembro de 2007

Os adultos são complicados!

"Já vi crianças a dizer aos pais: Não há dinheiro? Por que não vais à
máquina, saem de lá notas
."

Jornalista Fernando Sobral, in JN

Li algures, esta semana, que:

"Matar por compaixão é matar a própria compaixão."