quarta-feira, 28 de maio de 2008

Queiroz, "O da Boa Memória"






terça-feira, 27 de maio de 2008

Sem Chumbo (2): Evolução do roubo...


Sem Chumbo (1): Este fim de semana a minha namorada pediu que a levasse a um sitio caro ...

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dia do Advogado


Yves de Tréguier era Frade Franciscano e foi proclamado Santo quarenta e quatro anos após a sua morte, ocorrida em 19 de Maio de 1303.
Oriundo de uma família profundamente cristã e vivendo na Bretanha, sobressaiu pela suas extraordinárias qualidades humanas e pelo seu exemplo de serviço à Justiça.
Após ter concluído os seus estudos em Direito em Orléans, assumiu funções como magistrado eclesiástico, lutando pelas causas da verdade e da equidade, com fidelidade à oração e ao trabalho.

Paralelamente à sua acção como magistrado, Ives de Tréguier pôs a sua sabedoria e a sua riqueza ao serviço dos pobres, que por falta de recursos hesitavam em pleitear, inaugurando verdadeiramente um serviço de assistência judiciária. Transformou-se, assim, em advogado dos fracos, dos miseráveis, dos órfãos, das viúvas, a quem passou a defender nos tribunais seculares da Bretanha e até no Parlamento em Paris.

Dizia, então: "Jura-me que a sua causa é justa e eu a defenderei gratuitamente".
À sua clientela ensinou ainda os rudimentos da religião e a ler e a escrever.


Como juiz criou: a Conciliação reunindo as partes em litígio e a Instituição dos Advogados dos Pobres, para defender as causas dos revéis, pobres, viúvas e órfãos.
Foi também o mentor da Deontologia Jurídica.
É celebre o seu Decálogo que se constituiu num tratado condensado de ética e de moral para os advogados e que merece ser relembrado (aqui).


O dia 19 de Maio é pela Ordem dos Advogados Portugueses o Dia do Advogado.

"Dois Estranhos e Um Destino"



"The pain then is part of the happiness now"
(...)
"The pain now is part of the happiness then. That's the deal."