terça-feira, 5 de junho de 2007

Reflexões!


"O progresso científico matou a indestrutibilidade da verdade científica."

Carla Amado Gomes, in Direito do Ambiente

(Enviado por João Manuel Silva)

4 comentários:

Pedro Morgado disse...

Esta frase parece os comentários de cinema do Público... Parece que diz algo muito elaborado mas na realidade não diz absolutamente nada.

Importas-te de me explicar o que significa? É que eu sinceramente não percebi.

Eins disse...

É mesmo! Ou não diz nada ou coisa nenhuma. "verdade científica" e "indestrutibilidade" nunca combinaram...

Sónia Monteiro disse...

Olá Pedro!

Eins fico contente por te ver de volta ao mundo da blogosfera!

Quanto à citação, Caro Eins tens razão que, numa primeira análise, totalmente literal, "verdade científica" e "indestrutibilidade" parecem paradoxais!
No entanto, o que subtraí desta frase é que vivemos uma era em que tudo é posto em causa e relativizado, inclusive a própria ciência!

Mas convido o joão manuel a explicar o contexto em que esta citação se enquadra perfeitamente!

Cumprimentos!

Eins disse...

Eu propunha ser tratado por Barato Eins da próxima vez... sabes bem que basta um fino e vendo-me logo. Ou bastava, agora ando mais barato ainda, uma aguinha com gelo...

...mas fora de tanga, percebo agora onde querias chegar. Mas a ciência para mim não se enquadra no caso. Porque sempre encarei como parte essencial, fundamental mesmo, da própria ciência, a sua verdade (o seu produto) ser sempre questionado. Isso é progresso científico. E é uma razão de ser da ciência. Sem progresso, não há ciência.

Nos outros campos, sim. É verdade que a Terra hoje gira depressa demais para nós. E isso pode causar problemas muito sérios. Talvez um dia sérios demais.