quinta-feira, 3 de julho de 2008

Depois da bola .... o que fica?

Orgulho nacional! Nação Valente! União! Glória! Vitória! Ânimo! Esperança! Empenho!
Palavras que de repente desapareceram da boca e dos olhares dos portugueses após um único jogo de futebol.
O que quererá isto dizer?
Serão verdadeiras estas manifestações de apoio?
Serão refúgios de uma vida dura e sem perspectivas?
Serão ilusões?
Distracções à parte de uma realidade bem diferente?
Serão apenas resquícios de um passado que recordamos com saudade e que, por vezes, se apresenta como único alimento para acreditar num futuro?
Será a baga de vida que ainda resta nos portugueses?

"As bandeiras que ficam nas janelas depois das derrotas significam a vontade de pertencer a qualquer coisa e de ser reconhecido. (...) Quando a partir daqui se começa a construir o discurso da "unidade" dos portugueses ou a projectar em 11 jogadores de futebol as "glórias" da nação, passou-se para o domínio da alienação pura e simples. Da alienação e do vazio. (...) Pedimos emprestadas ao passado as narrativas em que a história da "pátria" é descrita como épica ou decadente e como se o jogo da bola devolvesse a grandeza perdida e imaginária do império."
Miguel Gaspar

4 comentários:

Há_Dias disse...

eu acho que...não fica! se é que me faço entender!

HMAG disse...

Depois da bola?! Ficam as recordacoes, das alegrias e das tristezas, as emocoes com cada golo, cada penalty, cada bola que passou pertinho do poste. E a certeza que daqui a 2 anos ha mais. Sim, aquilo era so' futebol. Mas a tal "alienacao" aconteceu um pouco por toda a europa, mais ou menos intensamente dependendo dos paises e para gente de todas as "classes" e de todos os contextos. A malta em Portugal (tambem) gosta de bola e leva a coisa a peito, mistura as vezes ai, o patriotismo tambem. Mas so' isso. "Distracções à parte de uma realidade bem diferente?" Sim, sao distraccoes. Mas eu nao me junto para dar uns pontapes na bola com os amigos ou para ver a seleccao a pensar no preco do barril de petroleo ou na taxa de desemprego. A conversa da alienacao e' uma treta ... aquilo era so' futebol!!

Sónia Monteiro disse...

Talvez, a leitura menos apressada do texto que faço referência te fizesse perceber que ninguém está a dizer que o futebol é sinónimo de alineação.

O que se quer aqui dizer é simples e claro. Se pensarmos que a união e o futuro dos portugueses se verifica, se resume e se constrói com 11 jogadores de futebol, isso sim, isso é alienação e cai no vazio.
Até porque a bola acabou, e o que ficou? A união? O futuro?

Ninguém diz que o futebol faz mal a ninguém ... Eu gosto de futebol e divirto-me imenso a ver um bom espectáculo de bola. A questão é outra que uma leitura atenta faz perceber ...

HMAG disse...

ok, vou ler o texto com muita mais calma ... e daqui a 2 anos respondo outra vez! ;)

"Serão verdadeiras estas manifestações de apoio?
Serão refúgios de uma vida dura e sem perspectivas?
Serão ilusões?
Distracções à parte de uma realidade bem diferente?
Serão apenas resquícios de um passado que recordamos com saudade e que, por vezes, se apresenta como único alimento para acreditar num futuro?
Será a baga de vida que ainda resta nos portugueses?"

... aquilo era so' futebol!