terça-feira, 6 de setembro de 2005

FURACÃO KATRINA

O fenómeno natural que devastou Nova Orleans causou destruição, morte e muitos outros horrores, tendo sido considerado a pior catástrofe natural da história dos Estados Unidos da América. Todavia, este furacão, não obstante a sua «força», conseguiu pôr a nu algumas fragilidades e alguns erros no país "exemplar" e "todo-poderoso"!

Em primeiro lugar, a resposta à catástrofe não foi muito bem sucedida, tendo-se verificado, de imediato, um estado de anarquia e violência desmesurada nas ruas desta cidade.
Neste momento, fala-se numa «limpeza» nas Instituições responsáveis, dito de outra forma, enquanto que não era necessário lidar com os problemas, as pessoas que ocupavam os cargos serviam perfeitamente, agora....
Neste ponto, talvez nós portugueses devessemos aprender alguma coisa e ... olhar para dentro!!

Em segundo lugar, o Katrina afectou a produção petrolífera Norte-americana de forma muito grave, levando a maioria dos países da União Europeia a ceder uma pequena percentagem das suas reservas . Ora, se a maior parte do petróleo «consumido» pelos EUA é importado, ficando parte muito significativa da produção interna para reservas, será que os EUA não teriam capacidade para responderem a esta situação com as suas próprias reservas??
O facto é que esse país de estratégias muito discutíveis talvez tenha passado a perna à Europa ... mais uma vez!!

Por último, a questão do contingente militar norte-americano «estacionado» no Iraque: em relação a este facto apenas me questiono acerca da utilidade destes militares neste contexto de catástrofe e «terrorismo interno»?! A resposta parece-me óbvia...

Termino com uma alusão a um cartoon do diário JN que diz que os Muçulmanos acham que o furacão Katrina foi castigo divino!
Que eles são fanáticos já sabiamos, agora estúpidos ...

Sem comentários: