"Viagem ao mundo da hipocrisia onde as notas reflectem mais a habilidade do que o conhecimento..."
"Copianço nas universidades o grau zero da qualidade"
Agora outras questões, como por exemplo os ganhos decorrentes de copiar. Se não copiamos confiamos tudo no nosso estudo e na nossa concentração do momento. No lado dos que copiam há aqueles que não estudam e só copiam praticamente (isto sim é fraude) e aqueles que para além de estudar ainda levam os ... auxiliares de memória(nem que seja um amigo mais esclarecido!!).
Posto isto e dada a importância extrema do exame para o nosso resultado final, chegamos a uma situação em que para dar o máximo ... temos que copiar!
Isto porque por muito que o nosso estudo tenha sido completo, a probabilidade de nos faltar nem que seja um termo que serve como alavanca para prosseguir a resposta, é alta e os colegas que estão a copiar até que têm tudo esquematizado e bem desenvolvido, ora na maquina, ora na folha de rascunho que circula, ora na cábula bem reduzida, no tamanho e na reprografia do costume antes do exame ... Logo, dada a baixa probabilidade de serem apanhados, mesmo os que estudaram tentam fazer sempre melhor e para completar o estudo, mesmo que intenso, só uma garantia de que naquelas duas horas decisivas ... nada vai falhar!!
Bem que me dizem que tenho que ficar mais descontraído para os exames ...
Ainda no mesmo estudo ....
A batota na versão masculina e feminina
"... as raparigas copiarem umas pelos outras, enquanto os colegas do sexo oposto já levam a cábula pronta de casa, embora peçam ajuda ao aluno do lado."
" Concluiu o autor do estudo que 60% dos alunos se apoiam em copianços próprios, enquanto apenas 36% das alunas o admitem."
Daqui só tenho a concluir que:
1 - Nós homens somos mais independentes, versáteis e precavidos.
2 - Também somos mais honestos!