segunda-feira, 1 de maio de 2006

Os S's que não combinam ...

O Título podia ser "Sócrates e a Solução para a Segurança Social", mas estaria tal como no caso em análise, a defraudar expectativas ... aqui, só de quem vai ler o post!

Ora, a medida anunciada peca (tal como muitas outras que têm sido anunciadas) por ser uma "medida de adiamento do problema" e não a necessária medida para solucionar. Isto porque a medida em si vai apenas adiar a anunciada falência da Segurança Social, para além de defraudar as expectativas da maioria dos portugueses que descontou anos a fio a contar com determinados retornos ... tal qual um Ponzi scheme!!

Mais, << o Primeiro-Ministro não concorda com "aqueles" que pensam que o Estado deveria permitir aos cidadãos escolher fundos de capitalização privados. O Primeiro-Ministro considera que tal opção não seria "correcta", visto que neste tipo de sistemas, "a contribuição é fixa, mas a retribuição indeterminada". >> Isto seria racional se os retornos esperados do nosso sistema de Segurança Social fossem qualquer coisa fixa, ou se houvesse sequer certeza no recebimento desses retornos. Com medidas como as que temos assistido em relação à Segurança Social, sistema mais "indeterminado" não há!!

1 comentário:

Eins disse...

Então não é certo? Claro que é certo! Vai-se pagando até não dar mais. Quando acabar o dinheiro, deixa de se pagar.

Ou então volta a inventar-se uma solução descartável que ninguém gosta porque vai pagar mais e receber menos, e mesmo assim não resolve o problema. Será que é assim tão difícil perceber que estamos a ser permanentemente ineficientes, ao vivermos de remendos, remedeios e outras colagens que tais?...

Afinal votar não é só um dever cívico... O nosso voto tem um efeito perverso.