sábado, 5 de janeiro de 2008

Igreja: reflexões para 2008!

"Meus irmäos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e näo tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmäo ou a irmä estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano, E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e näo lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se näo tiver as obras, é morta em si mesma.
Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demónios o crêem, e estremecem.
Mas, ó homem väo, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
Porventura o nosso pai Abraäo näo foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaac?
Bem vês que a fé cooperou com as suas obras, e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada."
Tiago 2, 14-22

A propósito
deste (aqui) artigo do Padre Jesuíta Alfredo Dínis e Director da Faculdade de Filosofia:

- O que é um Leigo?
- Qual o papel dos Leigos na Igreja dos nossos tempos?
- Que obstáculos existem que impedem a sua participação mais activa nas igrejas locais?
- Sou um Leigo de facto? Ou não passará apenas de mais um nome/adjectivo?
- O que posso mudar aqui e agora na minha vida, junto daqueles que me rodeiam, em casa, na minha paróquia, no meu trabalho, no dia-à-dia todos os dias?
- O que é preciso mudar na Mentalidade dos actuais padres e na formação dos futuros padres?
- Em que medida é necessário um novo modelo de Igreja?
- Será adequada a actual Educação Cristã das crianças e dos jovens?
- Qual o lugar e a voz dos jovens nas comunidades cristãs? Têm e sentem espaço?
- Tem a igreja cativado os jovens? O que falta?
- O que deve ser mudado na actual Estrutura da Igreja, nomeadamente ao nível paroquial?
- O que há a mudar nas celebrações litúrgicas?
- Porque é que me levanto e vou à Igreja? O que me impele de facto?
- Será apenas uma obrigação/rito social?
- O que deve ser mudado em celebrações tão importantes como são o Natal e a ressurreição de Cristo, para que tenham impacto na vida real das pessoas e das comunidades?
- Como se Responsabilizam os cristãos na transformação profética de uma sociedade onde se encontra tanta injustiça, pobreza e mentira?
- De que forma poderão os cristãos empenhar-se mais apaixonadamente nas grandes causas da Humanidade?
- Serei de facto cristão? Ou não viverei um cristianismo mudo, apagado, envergonhado?
- Conheço Cristo?
- O que podemos e devemos esperar dos cristãos?

Sem comentários: