sexta-feira, 10 de junho de 2005

10 de Junho: DIA DE PORTUGAL

10 de Junho, dia de Portugal e não dos governantes portugueses.....

Apercebi-me que determinadas mentes ignaras tiveram a infeliz e ingrata ideia de sugerir que colocássemos, neste dia, bandeiras pretas nas nossas janelas!
Queria lembrar a esta “gente” de pensamentos parcos que hoje é O DIA DE PORTUGAL (por muito que isto lhes seja estranho) e, embora este não se encontre nada bem, não deixa de ser o nosso país, a terra que nos viu nascer!
É triste ver este tipo de atitudes, diria mesmo que chego a ter “pena” desta gente, tendo em conta que deve ser amargo sentir-se desenraizado, ser-se um povo nómada, sem-terra… Todavia, já é inadmissível e revoltante permitir que estas pessoas invadam as nossas casas, através da televisão, com este tipo de atitudes e disposições.
Todos os dias ouvimos dizer que o Portugal é isto, que Portugal é aquilo, que os portugueses são os últimos em todas as sondagens.... Basta! Parece que nos querem inculcar que somos maus, péssimos, que nada sabemos fazer... A humildade é um sentimento nobre e altruísta mas isto não é humildade, é ingratidão e desprezo por aquilo que somos como povo e como nação. Onde está o orgulho de ser português, onde está o sentir nacional?
Não quero com estas palavras insinuar que somos os melhores e que o nosso país está orgulhosamente bem e que nada precisa de ser resolvido! Não! Entendo, bem pelo contrário, que há muito para fazer, no entanto, o caminho que se tem seguido (o da derrota a priori) não é o melhor, muito menos o mais correcto e sensato.
A melhor forma de demonstrarmos que estamos mal e, por conseguinte, descontentes é agindo, com orgulho e afecto, trabalhando, modificando o que está errado, completando o que se encontra inacabado. As atitudes medíocres e cobardes de apontar o dedo e criticar são fáceis, porém, a coragem de mudar, de abandonar este laxismo, este espírito passivo de derrotados é bem mais difícil...
É imperioso reagir! É fundamental honrar os nossos antepassados, a nossa história, aqueles que, com esforço, amor e coragem, nos deram este pedaço de terra, tornando-o numa nação livre e independente! É preciso seguir o exemplo de muitos outros que, amando Portugal, muito fizeram para o engrandecer!
Se Portugal está mal, se chegou ao estado "cinzento" em que hoje se encontra é, essencialmente, devido a estes sentimentos derrotistas que diariamente nos transmitem e criam, em muitos de nós, uma consciência errada de que nada ou quase nada se poderá fazer porque
somos, à partida, uns incapazes.
Hoje também é dia de CAMÕES e, por isso, finalizo com esta frase d’Os Lusíadas, na qual nos devíamos debruçar e inspirar: "E aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando"!

3 comentários:

Anónimo disse...

Viva Portugal!!!

Anónimo disse...

O teu melhor post até agora.
CDR

Anónimo disse...

mas que bem!
viva Portugal.