domingo, 3 de julho de 2005

O Papel do Canudo...

Nenhuma sociedade pode oferecer empregos de doutor, administrador e engenheiro para toda a gente. Não é vergonha nenhuma ser empregado de balcão ou operário da construção civil.

Nas sociedades mais desenvolvidas essas profissões proporcionam uma qualidade de vida perfeitamente aceitável. Mas aqui, em Portugal, a realidade parece ser outra não só em termos económicos mas também em termos sociais… Para muitas pessoas nem todas as profissões são dignas e ter um canudo é sinónimo de estatuto social.
É preciso inverter esta ideia. As Universidades não são para toda a gente… São apenas para aqueles que têm como objectivo (inclinação) realmente estudar e tirar um curso superior e se esforçam por isso…
Urge oferecer saídas profissionais àqueles que terminam o 12.º ano, uma vez que grande maioria daqueles que terminam o secundário tem apenas dois caminhos viáveis: Universidade ou (Des)emprego.

1 comentário:

Anónimo disse...

Cara Sónia, desde já ( peço desculpa por ainda não ter sido antes) dou-lhe os parabéns pelo excelente blog, que elaorou, e pelos interessantes temas que nele se tem debroçado.
Posto isto, e relativamente ao post em questão, permita-me que lhe diga que sou em parte da sua opinião.
Concordo, quando refere que deviam ser perspectivadas outras saídas para os alunos após o 12º ano, e que a sociedade portuguesa imprime certos rótulos, a pessoas que possuem um "canudo", esquecendo-se por vezes, das pessoas que trabalham numa caixa de balcão...,que a meu ver algumas são mais capacitadas a nível intelectual do que muita gente que frequentou a Universidade e que possui um canudo.
De facto e nos dias de hoje, a entrada na Universidade, acarreta muitas condicionantes, prinicipalmente a financeira.
Concordo quando evidência, que as Universidades são apenas para aqueles que têm como objectivo realmente estudar e tirar um curso, todavia e apesar de compreender o seu ponto de vista, acho que as Universidades deveriam ser para toda a gente, infelizmente, como refere isso não acontece, mas por isso mesmo é urgente alterar certas medidas impostas, dentro da própria Universidade assim com fora dela (nos orgãos competentes), porque existem muitos alunos com um nível de vida bom a frequentar a Universidade com direito a bolsas exorbitantes, ao passo que, muitos outros alunos (e ainda são alguns)anseiam ingressar na Universidade, contudo devido à não ajuda por quem de direito e à sua dificil situação económica, não o conseguem.
Na minha opinião, deveriam pensar melhor, na situação verídica de cada aluno, e nos itens a possuir para alcançar a tão desejada bolsa...
Ricardo