segunda-feira, 12 de junho de 2006

A propósito, ainda, do Dia de Portugal...
O povo português tem, de facto, algumas características que me entristecem e que, de um ou outro modo, maculam a nossa imagem! Todavia, há algo que me irrita furiosamente e que, à luz da razão, não consigo perceber... Não comprendo a facilidade e a prontidão com que muitos portugueses se insultam enquanto povo, demonstrando um claro desdém por tudo o que é e representa a nação portuguesa. Mais, o que me deixa completamente baralhada e irritada, é que são essas mesmas pessoas, as primeiras e as mais entusiastas a gritar Força Portugal aquando dos jogos da Selecção.
Poderiamos duvidar se o País, nos dias em que a Selecção Nacional não joga, é o mesmo!Um pouco mais de coerência, por favor!
Infelizmente, dou por mim a concluir que vivemos, hoje, num país onde ninguém ou quase ninguém é verdadeiramente nacionalista ou patriota, a não ser no futebol, é claro! Aí sim, Portugal faz recordar a Nação de outrora!
Já agora, quantos são os portugueses que sabem o significado da bandeira que colocam nas janelas?

1 comentário:

de la Serna disse...

Sónia, não sei se percebes, mas ao apontares esses defeitos ao povo português, estás a cometer os mesmos erros que apontas, porque ao criticá-los também estás a criticar o país, já que eles também são Portugal. Isso é uma característica da condição humana, não características de um determinado grupo ou o que lhe quiseres chamar! Por todo o mundo há pessoas que defendem e criticam os seu países, e não é por isso que são mais ou menos patriotas, mais ou menos cidadãos dos seus países. Estes sentimentos de identificação com algo ou de pertença a algo são definidores do ser humano.