quinta-feira, 25 de outubro de 2007

?

A propósito de um estudo realizado pelo Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho que revela que no distrito de Braga há atitudes racistas relativamente às minorias étnicas.
"A maioria dos 2018 cidadãos não ciganos inquiridos no distrito de Braga, no âmbito de um estudo sobre racismo e xenofobia, manifestou "preconceito, ignorância e indiferença" pelos modos de vida dos ciganos e imigrantes africanos negros."
-
Desconhecer ou não manifestar interesse pelos modos de vida dos ciganos e imigrantes africanos é pressuposto, indício ou sinal de discriminação?

5 comentários:

Pedro Morgado disse...

«a maioria apresenta de maneira dominante preconceito ou indiferença»

O próprio investigador utiliza a conjugação disjuntiva e afirma "um considerável número dos 2018 inquiridos, no distrito, manifestou ter "preconceitos, atitudes e práticas discriminatórias para com os imigrantes africanos negros e sobretudo para com os ciganos".

Anónimo disse...

Ó Sónia tu cada vez que escreves qualquer coisa só te espetas. Desconhecer ou não manifestar interesse pelos modos de vida dessas minorias é como o próprio autor diz "...ignorância e indiferença...".
Onde é que está tua dúvida?

Sónia Monteiro disse...

Conclusão que foi feita:

há atitudes racistas relativamente às minorias étnicas, em Braga.

E não:

há ignorância e indiferença quanto às minorias étnicas.

Anónimo disse...

Há sim ignorância e indiferença que nem sempre se apresentam sobre práticas racistas. Percebido?

de la Serna disse...

Há "PRECONCEITO, IGNORÂNCIA E INDIFERENÇA", logo há indícios ou sinais de discriminação. Ou então expliquem-me o que será preconceito e de onde ele nasce. Não será da ignorância e da indiferença?