quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Google Trends: Desafio ao Leitor

Inspirado pelo ranking clubístico e pela teoria da evolução do medo segundo as pesquisas na internet, também quis fazer a minha própria pesquisa ... ainda que um pouco bairrista.





Convido-o agora a fazer a correspondência das cores com os nomes de cidades portuguesas, excluindo todas as que ficam a sul do Tejo, assim como, Porto e Lisboa que são indiscutivelmente as mais procuradas nos motores de busca.

4 comentários:

josé manuel faria disse...

Vizela não está mal classificada

Cláudio Rodrigues disse...

Porque será que o Porto, neste caso, "ganha! a Lisboa? Pelas mesmas razões que Braga a Guimarães...

Futebol Clube do Porto vs. Sport Lisboa e Benfica - Porto vs. Lisboa

&

Sporting Clube de Braga vs. Vitória Sport Clube - Braga vs. Guimarães.

Nem só de falácias vive o bairrismo...

HMAG disse...

Spicka, o (excelente) desempenho do s.c.braga nos ultimos anos explica alguma coisa mas nao tudo. Ou achas que Aveiro esta acima de Guimaraes por causa do "S.C. Beira-Mar de Aveiro"?!

Eu, alias nem pretendo dissociar o sucesso dos clubes com a popularidade das cidades. Acho que sao parte importante e que deve ser valorizada.

Cláudio Rodrigues disse...

Hélder, eu estava a tentar dizer que o Google Trends é uma trenguice para alguns tipos de comparações. Voltando ao exemplo de Porto vs. Lisboa, se colocarmos os nomes em inglês (Oporto vs. Lisbon), vemos uma diferença brutal nos gráficos. E ainda há outra razão que explica o fenómeno: a diferença de escrever Guimarães e Guimaraes, com ou sem acento. A "linha" Guimarães deve ser somada com a "linha" Guimaraes. Só assim o gráfico fica mais-ou-menos correcto. Experimenta colocar España e Espana. As diferenças são ainda mais visíveis.