domingo, 5 de novembro de 2006

Aposta de Portugal!(4)


Porquê?

Montanha da
Penha
A cidade de Guimarães ergue-se num vale aos pés do Monte de Santa Catarina - Monte da Penha. A partir do seu topo é possível alcançar uma vista que se estende até ao Oceano.
A Montanha da Penha constitui um dos grandes pontos de atracção turística de Guimarães, quer pelas suas características naturais, quer pelos vários equipamentos aí existentes. Assim, quem se deslocar à Montanha da Penha poderá desfrutar de uma paisagem natural única e encontrar desde monumentos, grutas, miradouros, até um parque de campismo, um campo de mini-golfe, um mini-trem turístico, um Centro Equestre, áreas de passeio e pic-nic.
O Santuário da Penha é um centro de peregrinação muito importante, ao qual ocorrem muitos fiéis, principalmente na época de Verão.
Os visitantes e turistas que pretendam deslocar-se à Montanha da Penha poderão fazê-lo através do teleférico, apreciando assim a magnífica paisagem que separa o vale e a montanha de Guimarães.
Mais acrescento:

3 comentários:

Por um canudo disse...

Não seria melhor tornar Guimarães no seu todo, Património Mundial, em vez de andar a mijar às pinguinhas, perdoem-me a expressão? É que sejamos realistas, classificar o centro histórico de património, estamos de acordo. Realmente é um local que parou no tempo e tem um aspecto museológico e um estilo arquictetónico que marca uma época antiga que dá prefeitamente para mostrar às gerações vindouras como eram as cidades do antigamente. Agora querer estender essa qualificação a um monte perfeitamente banal, igual a tantos outros em Portugal já é pedantismo a mais.. Porém queria deixar aqui uma ideia para reflexão e discussão por ser contra a corrente. "Nem sempre ser património da humanidade é um bom sinal, nem coisa de que nos possamos orgulhar."

Sónia Monteiro disse...

Poderia concretizar melhor essa reflexão que lança?
Apenas falando em termos práticos, Ser património da humanidade tem as suas vantagens...

Sónia Monteiro disse...

As razões da escolha da Penha, têm a ver com o património natural que lá existe e que é característico da nossa região.
De certa forma, com essa qualificação procurar-se-á re-valorizar e potencializar o que lá existe...