quarta-feira, 25 de julho de 2007
sexta-feira, 20 de julho de 2007
quinta-feira, 12 de julho de 2007
Partilhas reflectidas...
Quem é o outro? Quem grita por mim? E não serei eu também outro? As relações estabelecem-se, os laços criam-se e construímos o Reino, na recíproca recepção e dádiva, numa linguagem nova, na linguagem do Amor. Que não tem defesas, que não arma ninguém. De facto, há relações com nós, atadas com o ramo da complicação. Curiosamente tenho-me libertado desses nós, à medida que vou integrando quem sou. Sem medos, nem vergonhas, numa liberdade e verdade que tenho alcançado neste caminho. E os outros têm sido importantes, muito importantes.
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 7:28 da tarde 0 comentários
domingo, 8 de julho de 2007
Símbolo sim! Melhor Maravilha não!
Sou vimaranense. Tenho um carinho especial pela minha cidade. No entanto, a coerência e a sensatez levam-me, agora, a escrever neste blogue, que noutras ocasiões homenageou a Cidade Berço: o Castelo de Guimarães não é, nem pode ser a primeira maravilha de Portugal. Quem não concordar revela um profundo desconhecimento dos encantos do nosso País!
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 4:35 da tarde 7 comentários
Actualidade Filtrada!
O Tratado da Constituição Europeia voltou à ordem do dia. Pelo que se vê, é o próximo “grande passo” do nosso primeiro-ministro. Já escrevi sobre este assunto e, passados vários meses, reitero a minha anterior posição: não sou capaz de votar favoravelmente num Tratado que consagra a supremacia do Direito da União sobre as Constituições nacionais.
Por outro lado, tenho as sérias dúvidas quanto à oportunidade deste referendo. Estarão os portugueses preparados para responder a esta questão? Saberão o que está efectivamente em causa?
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 4:30 da tarde 2 comentários
sábado, 7 de julho de 2007
Notícias Filtradas!
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 5:43 da tarde 0 comentários
sexta-feira, 6 de julho de 2007
2 anos após licenciatura já não é requisito!
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 6:40 da tarde 1 comentários
segunda-feira, 2 de julho de 2007
(Eu espero!)
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 12:19 da manhã 2 comentários
domingo, 1 de julho de 2007
Iniciativa Filtrada: Bem bons os rojões!
Blogosfera minhota dá exemplo de acção cívica
Criação de um portal para blogues da região foi uma das propostas em análise
Alertar os políticos regionais e nacionais para os problemas do Minho foi um dos motivos que levaram os blogues Avenida Central, de Braga, Ócio e Mater Matuta, de Guimarães, a organizar o 1.º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho, que decorreu ontem no Cybercentro da Cidade-Berço, subordinado ao tema "A blogosfera ao serviço do desenvolvimento regional".
Participado por representantes de cerca de 20 blogues minhotos, sobretudo radicados no eixo Braga-Famalicão-Guimarães, o evento visou a troca de ideias e a articulação de estratégias com o propósito de combater a fraca repercussão do trabalho destes activistas no terreno das decisões políticas. "Há regiões, sobretudo Porto e Lisboa, que, no universo da blogosfera, têm voz activa e influenciam a política nacional", disse Pedro Morgado, um dos organizadores, que preconiza "a criação de um portal para o Minho, agrupando os contributos dos vários blogues que existem na região". Isso acrescido da multiplicação de encontros como o que ontem se realizou, oportunidade para que muitos dos bloggers ali presentes, que já se contactam há anos, se conhecessem pessoalmente.
Pelas reivindicações dos participantes passaram temas como a educação, a saúde, o planeamento regional ou o "portocentrismo", aos quais, advoga Morgado, poderão ser consagradas, depois, "iniciativas mais específicas". Na opinião deste activista, o facto de os blogues do Minho terem "poucas visitas" deve-se, em boa parte, "ao défice de participação cívica e democrática que se verifica na região".
Muitas vezes vistas como cidades rivais, Braga e Guimarães estão, neste caso, "de mãos dadas", procurando inverter o diagnóstico de Morgado. "As incompatibilidades são no futebol", diz o próprio. "Na blogosfera queremos é atrair o máximo de investimento para o Minho".
Publicada por HMAG à(s) 1:47 da tarde 7 comentários