domingo, 1 de julho de 2007

Iniciativa Filtrada: Bem bons os rojões!

Blogosfera minhota dá exemplo de acção cívica

Criação de um portal para blogues da região foi uma das propostas em análise

Alertar os políticos regionais e nacionais para os problemas do Minho foi um dos motivos que levaram os blogues Avenida Central, de Braga, Ócio e Mater Matuta, de Guimarães, a organizar o 1.º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho, que decorreu ontem no Cybercentro da Cidade-Berço, subordinado ao tema "A blogosfera ao serviço do desenvolvimento regional".

Participado por representantes de cerca de 20 blogues minhotos, sobretudo radicados no eixo Braga-Famalicão-Guimarães, o evento visou a troca de ideias e a articulação de estratégias com o propósito de combater a fraca repercussão do trabalho destes activistas no terreno das decisões políticas. "Há regiões, sobretudo Porto e Lisboa, que, no universo da blogosfera, têm voz activa e influenciam a política nacional", disse Pedro Morgado, um dos organizadores, que preconiza "a criação de um portal para o Minho, agrupando os contributos dos vários blogues que existem na região". Isso acrescido da multiplicação de encontros como o que ontem se realizou, oportunidade para que muitos dos bloggers ali presentes, que já se contactam há anos, se conhecessem pessoalmente.

Pelas reivindicações dos participantes passaram temas como a educação, a saúde, o planeamento regional ou o "portocentrismo", aos quais, advoga Morgado, poderão ser consagradas, depois, "iniciativas mais específicas". Na opinião deste activista, o facto de os blogues do Minho terem "poucas visitas" deve-se, em boa parte, "ao défice de participação cívica e democrática que se verifica na região".

Muitas vezes vistas como cidades rivais, Braga e Guimarães estão, neste caso, "de mãos dadas", procurando inverter o diagnóstico de Morgado. "As incompatibilidades são no futebol", diz o próprio. "Na blogosfera queremos é atrair o máximo de investimento para o Minho".


7 comentários:

Anónimo disse...

Estavam muito bons os rojões, sim sr.,Cristina e João.

Anónimo disse...

Cristina ou Sónia Monteiro?

HMAG disse...

Sónia ...

:)

Sónia Monteiro disse...

:)

Sónia Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sónia Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Rodrigues disse...

Em grande os rojões, o vinho, a conversa e o ambiente. Excelente.