domingo, 23 de dezembro de 2007
sexta-feira, 21 de dezembro de 2007
Numa noite fria de Dezembro, um Conto de Natal:
- Aqui estou.
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 8:07 da tarde 0 comentários
Pitões das Júnias!
Miguel Torga
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 7:56 da tarde 0 comentários
terça-feira, 18 de dezembro de 2007
Combate ao Crime em Regime de Voluntariado
"Esse é um dever dos nossos Governos, e terá de ser uma exigência dos portugueses, todos os dias."
Publicada por HMAG à(s) 12:19 da tarde 0 comentários
Etiquetas: Desenvolvimento, Justica, Trabalho
sexta-feira, 14 de dezembro de 2007
Love Generation?! No! Light Generation!!
Por Cristina Sousa
Virgens suicídas… ups! assumidas! Hmm… confusas?!
Nestas pomposas cerimónias, as raparigas fazem, então, o juramento a Deus de se manterem castas, sendo que também os pais (os homens) também “se comprometem a manterém-se fiéis, honestos e íntegros” para com as mães das crianças e a afastarem-se dos pecados carnais.
A cerimónia termina com os pais a ofereceram às filhas um “anel de pureza” ou uma “pulseira de castidade”, que será entregue aos maridos na noite de núpcias.
Criados em 1998, pelo ministério religioso Generations of Light, no Colorado, estima-se que, só em 2006, tenham sido realizados cerca de 1500 bailes em 48 estados americanos.
O sucesso desta última moda entre os cristãos conservadores norte-americanos é tal que até já extravazou as fronteiras, havendo listas de espera para a organização de bailes na Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido.
Quem defende a castidade entre os jovens é George Bush. Inclusivamente, foi criado, pela Casa Branca, um gabinete de Iniciativas Baseadas na Fé, para apoiar eventos do género.
Só em 2007, foram atribuídos 180 milhões de euros à campanha a favor da abstinência sexual! Isto num dos países desenvolvidos que, segundo os últimos dados, apresenta uma maior taxa de incidência do HIV. A abstinência não deixa, de facto, de ser uma medida possível para evitar a transmissão do vírus, mas, não haverá métodos mais eficazes??[1]
Apesar disso, segundo um estudo feito em 2005 pelas Universidaddes de Columbia e Yale, 88% das jovens que juraram manter a castidade até ao casamento não o cumpriram.
Bom, como é da praxis, é fazer as contas! Se tratam assim as jovens como mercadoria que deve ser conservada intacta até ao casamento, fazer o quê? Mas perante os números, se calhar atrever-me-ia a sugerir que as colocassem numa redoma…
[1] Admito que possa haver aqui um certo conflito de interesses: por um lado, religiosos, por outro, de saúde pública… Como resolver a questão sem sacrificar totalmente um deles? Impossivel, diria eu mas se há uma coisa que fica sempre bem e ajuda é o bom senso…
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 11:13 da manhã 0 comentários
quarta-feira, 12 de dezembro de 2007
[Pausa]
Com um brilhozinho nos olhos
e a saia rodada
escancaraste a porta do bar
trazias o cabelo aos ombros
passeando de cá para lá
como as ondas do mar
conheço tão bem esses olhos
e nunca me enganam
o que é que aconteceu diz lá
é que hoje fiz um amigo
e coisa mais preciosa no mundo não há.
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 7:22 da tarde 1 comentários
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
Jogos de Poder
Publicada por HMAG à(s) 11:53 da manhã 0 comentários
Etiquetas: Chavez, Competencia, Ditadores, Eleicoes, Poder, Putin
segunda-feira, 10 de dezembro de 2007
Hermenêutica Jurídica não é desculpa para tudo!!!
Câmara paga despesas judiciais de autarcas e ex-autarcas com base em parecer de jurista de Coimbra. A Câmara de Felgueiras está a pagar as despesas judiciais de autarcas e ex-autarcas com base num parecer do jurista de Coimbra, Mário Rui Marques de Carvalho, emitido a pedido de António Pereira que substituiu Fátima Felgueiras durante dois anos.
Fátima Felgueiras
disse, a propósito, à Lusa que se os jornalistas «perguntarem por esse país fora, verão que todos os municípios procedem de igual forma ...... Aquele professor da Universidade de Coimbra sustenta que o pagamento de advogados e custas processuais é legal «quando o processo tenha por causa actos praticados por um autarca no exercício de funções para que foi eleito» (...) As verbas, «apenas terão de ser restituídas, se vier a ser provado, por decisão ou sentença transitada em julgado, que actuou com dolo ou negligência grave»
Alguns juristas têm, no entanto, outro entendimento, (...) «Tais despesas não decorrem directamente do processo, mas de um comportamento do eleito perante a justiça», disse hoje à agência Lusa o especialista em Direito das Autarquias Locais António Cândido de Oliveira.
... O pagamento de despesas pelas autarquias que resultem, por exemplo, de desrespeito por um mandado judicial de captura e das consequências que daí directamente resultem, não está no âmbito da lei que regula o estatuto dos eleitos locais.«É algo que está ligado ao seu comportamento como cidadão e não à condição de eleito local».
Também contactado pela Lusa, o constitucionalista Bacelar Gouveia considera que a norma legal que confere apoio aos autarcas, caso não seja provado dolo ou negligência, não se aplica na íntegra ao caso Felgueiras, embora admita que possa ser dúbia.
«É uma questão penal, ela não está a ser julgada como presidente de câmara. É como pessoa», afirmou. (...) Seria imoral que os eleitos tivessem direito a pagamento de todas as despesas quando sujeitos a processos.«Se fosse assim, então um presidente de câmara que matasse uma pessoa ainda tinha direito a um advogado?»
(...) Bacelar Gouveia destacou que Fátima Felgueiras está a ser julgada por crimes de corrupção. «Não exerceu funções em nome do município. Exerceu esses actos para benefício próprio»..."
FONTE: http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=70094
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 3:33 da tarde 0 comentários
Filhos de um outro Deus
retirado do Diário de Notícias
Publicada por HMAG à(s) 11:39 da manhã 2 comentários
Etiquetas: Deus, Educacao, Igreja, Padres, Valores Cristaos
sexta-feira, 7 de dezembro de 2007
Quem é que se anda a portar mal, ah?!
"Um sismo com a magnitude de 5.4 estremeceu esta sexta-feira a ilha de Bali, onde mais de dez mil pessoas se encontram a participar na conferência sobre as alterações climáticas, avança a CNN"
Publicada por HMAG à(s) 3:10 da tarde 1 comentários
Etiquetas: Bali, Meninos Mentirosos, Natureza, Sismos
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
Associação Académica da Universidade do Minho: Os Poetas do Costume
É a chamada "Democracia Poética".*
Boa sorte para mais um mandato!
“As pessoas novas trazem sempre ideias inovadoras e ajudam-nos a crescer”.
Ora ai está: pessoas novas. É precisamente disso que a AAUM precisa.
* - A poesia, ou género lírico, ou lírica, é uma das sete artes tradicionais, através da qual a linguagem humana é utilizada com fins estéticos.
Publicada por HMAG à(s) 5:58 da tarde 1 comentários
Etiquetas: AAUM, Abstencao, Eleicoes, Poesia, Profissionais do Associativismo
terça-feira, 4 de dezembro de 2007
30 de Novembro de 2007: Novo Bastonário!
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 6:52 da tarde 1 comentários
Surpreendentemente Belo!
ÓPERA ESTATAL DE BASHKIR
Na passada semana tive a oportunidade de assistir ao bailado da Bela Adormecida, no Theatro Circo. Fiquei encantada! Aquele brilho e esplendor das frágeis bailarinas, os passos e corridas em bicos de pés, a música de Tchaikovsky… Um espectáculo majestoso, sem dúvida!
Marcando o primeiro encontro entre Marius Petipa e Piotr Illitch Tchaikovsky é, ainda hoje, um dos ballets mais apreciados no mundo e é considerada o exemplo mais puro do Bailado Clássico.
Libreto: Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, baseado num conto de Charles Perrault
Coreografia: Marius Petita
Música: Tchaikovsky
Apesar da fraca qualidade, aqui fica um cheirinho do espectáculo: http://www.youtube.com/watch?v=-h3NU3zREhk
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 6:41 da tarde 0 comentários
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
Outra vez: o perigo dos rótulos!
Nos tempos que correm, numa sociedade dita liberal, é vulgar sermos rotulados e rotularmos aqueles que nos rodeiam! Não será isso perigoso e castrador da individualidade e identidade?
Mas qual «geração rasca»?
Publicada por Sónia Monteiro à(s) 3:07 da tarde 1 comentários