terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Surpreendentemente Belo!


Por Cristina Sousa


BALLET: A BELA ADORMECIDA
ÓPERA ESTATAL DE BASHKIR

Na passada semana tive a oportunidade de assistir ao bailado da Bela Adormecida, no Theatro Circo. Fiquei encantada! Aquele brilho e esplendor das frágeis bailarinas, os passos e corridas em bicos de pés, a música de Tchaikovsky… Um espectáculo majestoso, sem dúvida!

Estreado pela primeira vez em S. Petersburgo a 3 de Janeiro de 1890, A Bela Adormecida é reveladora de uma sociedade russa que constituía não só o maior país europeu, em termos populacionais, mas também o maior país no que se referia à dança. Aliás, era o país da dança. Para marcar todo esse auge em que a Rússia se encontrava, impunha-se a criação de um espectáculo o mais perfeito possível, que maravilhasse qualquer um que o visse, não só pelas suas proezas técnicas mas também pela riqueza dos figurinos, dos cenários, coreografias, músicas…
A Bela Adormecida era tudo o que a sociedade da época esperava ter: um conto de fadas, com muita riqueza, longe das guerras, onde a magia transforma o mal no bem e onde este sempre vence.
Marcando o primeiro encontro entre Marius Petipa e Piotr Illitch Tchaikovsky é, ainda hoje, um dos ballets mais apreciados no mundo e é considerada o exemplo mais puro do Bailado Clássico.


Ballet em três actos, cinco cenas e prólogo
Libreto: Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, baseado num conto de Charles Perrault
Coreografia: Marius Petita
Música: Tchaikovsky


Apesar da fraca qualidade, aqui fica um cheirinho do espectáculo:
http://www.youtube.com/watch?v=-h3NU3zREhk

Sem comentários: