quarta-feira, 25 de julho de 2007

Diz que é uma espécie de bar de estudantes v2.0

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Diz que é uma espécie de bar de estudantes!


quinta-feira, 12 de julho de 2007

Partilhas reflectidas...


"Rabi onde moras?" Ele respondeu: "Vem e verás!" (Jo 1,38-39)


A busca... O desejo de encontrar o caminho, uma morada. O desejo de encontrarmos quem somos e o que fazemos diante do Mestre. E é ver, ver não só com os olhos físicos, mas com os do coração. Aí encontramos o outro, aquele a quem nos é pedida a entrega. Para e pelo outro.
Levantar o cálice e a patena, com Aquele que ali está Consagrado e dizer por, com e n'Ele! Quem é Ele? Não estará no rosto do outro que grita por nós? Acredito que sim... Mas como é que posso dar se eu próprio preciso de receber? Vem e vê... Tal como estás, tal como és... Se te chamo é porque acredito em ti.
O mundo em que nos rodeamos pede-nos perfeição a toda a prova, além do mais solicita uma vida com tudo arrumado para se poder avançar... Pede-nos ainda que seja tudo rápido, rápido e ainda mais rápido. Como é que é possível? O ver tem de ser com calma. A descoberta pode ser instantânea, mas será saboreada? Avançar a caminho do futuro, mesmo na dádiva ao outro exige uma saída, não uma entrada.
Quem é o outro? Quem grita por mim? E não serei eu também outro? As relações estabelecem-se, os laços criam-se e construímos o Reino, na recíproca recepção e dádiva, numa linguagem nova, na linguagem do Amor. Que não tem defesas, que não arma ninguém. De facto, há relações com nós, atadas com o ramo da complicação. Curiosamente tenho-me libertado desses nós, à medida que vou integrando quem sou. Sem medos, nem vergonhas, numa liberdade e verdade que tenho alcançado neste caminho. E os outros têm sido importantes, muito importantes.

Muitas vezes ainda fico perdido, quando estou diante de pessoas de quem não gosto. Surge logo o moralismo... Não posso! Mas, calma, não sou Deus, pretendo ser... Vou sendo Cristão, aos pouquinhos, porque tento ir vendo onde é que Ele mora. E nesse, de quem não gosto, tento renovar o olhar, tento ver aquela relação individual que tem com Ele. O Amar não é o gostar. O Gostar está preso à superficialidade do imediato, o Amar está integrado nas profundezas do ser... O Amar vai mais longe, o Amar dá a vida. Deus é Amor, Deus dá a Vida! Daí, não sou Deus, não consigo dar a Vida na totalidade... Mas espero, espero um dia, porque vou vendo e vou sendo aos poucos um com Ele, um com os Outros que também são Ele. O corpo que se faz carne, a Carne que se transfigura em Corpo! O corpo perde-se para a carne, a Carne perde-se e estabiliza-se no Corpo! Amar, a fusão do perder para encontrar! Eu acredito que posso encontrar, deixando de lado o moralismo e vendo que sou criatura amada para amar sem medos, seja quem for, mesmo que custe...

Por Paulo Duarte

domingo, 8 de julho de 2007

Não parece mas é verdade!

Erros graves nos exames de agregação à advocacia!

Símbolo sim! Melhor Maravilha não!

Sou vimaranense. Tenho um carinho especial pela minha cidade. No entanto, a coerência e a sensatez levam-me, agora, a escrever neste blogue, que noutras ocasiões homenageou a Cidade Berço: o Castelo de Guimarães não é, nem pode ser a primeira maravilha de Portugal. Quem não concordar revela um profundo desconhecimento dos encantos do nosso País!

Actualidade Filtrada!

O Tratado da Constituição Europeia voltou à ordem do dia. Pelo que se vê, é o próximo “grande passo” do nosso primeiro-ministro. Já escrevi sobre este assunto e, passados vários meses, reitero a minha anterior posição: não sou capaz de votar favoravelmente num Tratado que consagra a supremacia do Direito da União sobre as Constituições nacionais.

Por outro lado, tenho as sérias dúvidas quanto à oportunidade deste referendo. Estarão os portugueses preparados para responder a esta questão? Saberão o que está efectivamente em causa?

sábado, 7 de julho de 2007

Notícias Filtradas!


Do Nosso Minho :


2 - Num dia em que o Mundo relembra o Ambiente, o Minho também não o esquece. O Parque Biológico de Vila Nova de Cerveira abre ao público. Trata-se da criação de uma nova centralidade baseada em valores de ordem ambiental.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

2 anos após licenciatura já não é requisito!

"... A partir de agora optar pela magistratura judicial ou pela do Ministério Público já não é a mesma coisa. Se, até agora, "era preciso esperar dois anos após a conclusão do curso de Direito para o ingresso no CEJ", daqui em diante este requisito será substituído por outros "mais substanciais", afirmou Alberto Costa (...) As novas condições serão "a obtenção de graus académicos", tais como mestrados ou doutoramentos, por parte do candidato ou a experiência profissional qualificada que seja "relevante para o exercício da profissão", entre outras. O ministro da Justiça (...) acrescentou que "numa primeira parte do processo de formação [para o MP e magistratura judicial] as disciplinas serão conjuntas", separando-se depois os ramos. (...)Com a aprovação do diploma, passa a haver uma "formação especializada" que visa o "bom desempenho das funções" por parte dos juízes ou ainda uma maior oferta de estágios de curta duração em locais como empresas, bancos ou instituições sociais e não só nos tribunais como era norma."

segunda-feira, 2 de julho de 2007

(Eu espero!)


Espera-me!


"Nas praias que são o rosto branco das amadas mortas

Deixarei que o teu nome se perca repetido

Mas espera-me:

Pois por mais longos que sejam os caminhos

Eu regresso."

Sophia de Mello Breyner

domingo, 1 de julho de 2007

Iniciativa Filtrada: Bem bons os rojões!

Blogosfera minhota dá exemplo de acção cívica

Criação de um portal para blogues da região foi uma das propostas em análise

Alertar os políticos regionais e nacionais para os problemas do Minho foi um dos motivos que levaram os blogues Avenida Central, de Braga, Ócio e Mater Matuta, de Guimarães, a organizar o 1.º Encontro de Bloggers e Leitores de Blogues do Minho, que decorreu ontem no Cybercentro da Cidade-Berço, subordinado ao tema "A blogosfera ao serviço do desenvolvimento regional".

Participado por representantes de cerca de 20 blogues minhotos, sobretudo radicados no eixo Braga-Famalicão-Guimarães, o evento visou a troca de ideias e a articulação de estratégias com o propósito de combater a fraca repercussão do trabalho destes activistas no terreno das decisões políticas. "Há regiões, sobretudo Porto e Lisboa, que, no universo da blogosfera, têm voz activa e influenciam a política nacional", disse Pedro Morgado, um dos organizadores, que preconiza "a criação de um portal para o Minho, agrupando os contributos dos vários blogues que existem na região". Isso acrescido da multiplicação de encontros como o que ontem se realizou, oportunidade para que muitos dos bloggers ali presentes, que já se contactam há anos, se conhecessem pessoalmente.

Pelas reivindicações dos participantes passaram temas como a educação, a saúde, o planeamento regional ou o "portocentrismo", aos quais, advoga Morgado, poderão ser consagradas, depois, "iniciativas mais específicas". Na opinião deste activista, o facto de os blogues do Minho terem "poucas visitas" deve-se, em boa parte, "ao défice de participação cívica e democrática que se verifica na região".

Muitas vezes vistas como cidades rivais, Braga e Guimarães estão, neste caso, "de mãos dadas", procurando inverter o diagnóstico de Morgado. "As incompatibilidades são no futebol", diz o próprio. "Na blogosfera queremos é atrair o máximo de investimento para o Minho".