domingo, 18 de dezembro de 2005

Novo Quadro Orçamental da União Europeia

O acordo para o quadro orçamental 2007-2013 vale quase 22,5 mil milhões de euros para Portugal

As negociações duraram longas horas, dadas as pressões políticas e os conflitos de interesses que marcavam o ambiente em que decorriam as negociações. Os valores do novo quadro orçamental ficaram aquém do desejado, mas ainda assim o acordo possível é bastante positivo para impulsionar a União Europeia na luta com outras potências mundiais.

O nosso primeiro-ministro, ao que parece, ficou bastante contente com o acordo, e tinha motivos, dado que apesar da diminuição do valor do orçamento em termos globais, os montantes que Portugal vai dispor foram mantidos no seu essencial em relação à cimeira de Junho.

Contudo, o montante elevado das verbas não é um sinal bom da real situação do país que apenas usufrui destes valores dada a situação frágil em relação à média Europeia e até em relação à velocidade de modernização dos novos estados-membros. É um reflexo de que uma grande parte dos fundos que Portugal dispôs anteriormente foi mal investido.

Esperemos que o alargamento do prazo para investir os fundos, de 2 para 3 anos, traga uma planificação mais adequada para o nosso investimento.

Sem comentários: