segunda-feira, 19 de dezembro de 2005

O Futebol na Europa - 10 anos depois de Bosman


Fez no passado dia 15 de Dezembro precisamente uma década desde que Jean Marc Bosman ganhou a causa que revolucionou o Futebol Europeu ...

Desde que o jogador Belga ganhou em tribunal o processo que moveu contra a sua equipa na altura, o Liége, o Futebol na Europa sofreu transformações profundas, que trouxeram muitas melhorias para os jogadores e clubes mas trouxeram também um maior fosso entre os diversos campeonatos e uma descaracterização das equipas em relação à nacionalidade dos seus jogadores ...
Desde então, o mercado onde são transaccionados os passes dos jogadores registou obviamente um aumento da oferta e também da procura, que se tornou mais selectiva. Originou, também, uma inflacção dos salários e um aumento abrupto das trocas de jogadores que passaram a ser mais "livres".
Analisando o contexto futebolístico na Europa de um modo geral, pode-se dizer que a qualidade das equipas é superior, no entanto o fosso entre os principais campeonatos europeus, como a Itália, a Espanha e a Inglaterra, e os campeonatos dos países com menos recursos aumentou consideravelmente. O futebol deixou de ser uma questão intimamente relaccionada com formação e passou a depender mais do poder de compra e bons olheiros!
A FIFA está já a tentar desenvolver medidas que forcem os clubes a apostar na formação, pois estes só o farão num regime de obrigatoriedade.
Jean Marc Bosman "escreveu" o seu nome no "muro da fama" por ter conquistado uma série de direitos para os jogadores, mas não deixou de contribuir para o aumento do número de desempregados e, por outro lado, com os constantes avanços da integração na União Europeia, as conquistas de Bosman seriam provavelmente uma pequena questão de tempo até serem reclamadas por outro!

Herói? Não me parece ...

Sem comentários: