domingo, 4 de março de 2007

"Isto é uma espécie de lei equilibrada???"

- É. Parece que sim. Parece que os proprietários desses locais foram parcialmente expropriados.
- Como assim?
- Então, deixaram de ter controlo sobre a gestão do seu estabelecimento, deixaram de poder definir as regras que consideram mais adequadas para o seu sucesso comercial.
- Desculpa, mas os estabelecimentos são para as pessoas, para os clientes. Eles também têm uma palavra a dizer nisto tudo.
- E tinham, até agora. Sempre que os clientes pareciam querer locais sem fumo (cada vez há mais), os proprietários reagiam a essa vontade, sob pena de perderem os clientes.
- Mas sabes perfeitamente que as pessoas só deixam de fumar se forem obrigadas a isso. Se não for assim, não largam o vício.
- Ah ok. Não sabia que deveriam ser os proprietários de bares, restaurantes e discotecas a promover, à custa do seu negócio, a saúde pública. Talvez fosse interessante alargar esse conceito. Por exemplo, tu deverias fechar a tua loja de doces.
- Como assim?
- Como assim? Só vendes coisas hiper calóricas. E sabes que as pessoas só deixam de as comer se forem obrigadas a isso. A lei deveria obrigar-te a fechar essa loja."

2 comentários:

Pedro Morgado disse...

Quando alguém come um doce não provoca cancro do pulmão ao vizinho da mesa do lado.

Santa demagogia.

Tomás Turbado disse...

Ao que chega! Enquanto um demente compara tabaco a doces a Sónia delira de felicidade, a ponto de não conseguir ver as diferenças... Jesus!