quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

["O laxismo penetrou as instituições do ensino superior."]
"Os principais responsáveis pela situação a que se chegou, é preciso declará-lo, são os professores. Muitos não preparam as aulas, exigem pouco dos alunos e faltam quando lhes apetece.O mais extraordinário é que, apesar das tentativas para facilitar a vida dos estudantes, ainda há quem chumbe. E não são poucos. Para acabar uma licenciatura de quatro anos, a média, no caso dos rapazes é de oito, no das raparigas, de seis anos. E há pior: metade dos estudantes universitários saem do sistema sem qualquer tipo de diploma. Os custos orçamentais, institucionais e pessoais, são monstruosos."
Eis a principal razão pela qual as prescrições são necessárias. Permitem, ao mesmo tempo, evitar que alguns (ou muitos) ocupem vagas existentes para se dedicarem unica e exclusivamente à actividade de não estudar. Em tempos de crise é, ainda, mais importante não desperdiçar o «dinheiro público»!
Neste contexto de censura à política da facilidade e da ausência de disciplina, onde as prescrições poderão solucionar alguns problemas, talvez uma Ordem dos Professores não seja má ideia!

Sem comentários: